Santos Brasil dobra produtividade das operações ferroviárias

A empresa movimenta hoje média mensal de 1.150 contêineres de 20 pés nos quatro ramais ferroviários do Tecon Santos e a previsão é chegar a 1.500 unidades/mês até o final do ano.

A utilização do RTG (Guindaste Móvel sob Pneus) no Tecon Santos permitiu à Santos Brasil dobrar a produtividade de suas operações ferroviárias com o embarque e descarga simultâneos de dois contêineres de 20 pés no maior e mais eficiente terminal da América Latina.

Denominado de ‘Twin Lift’ o sistema proporciona atendimento de trens dentro de um espaço menor de tempo. Segundo a Santos Brasil, uma composição com 50 contêineres de 20 pés é operada em aproximadamente uma hora e meia, o que antes demorava, em média, três horas.

O novo sistema foi customizado pelas equipes de Tecnologia, Manutenção e Operações da Santos Brasil e conta ainda com capacidade de pesagem individual dos contêineres.

A empresa movimenta hoje média mensal de 1.150 contêineres de 20 pés nos quatro ramais ferroviários do Tecon Santos e a previsão é chegar a 1.500 unidades/mês até o final do ano. A empresa analisa também a possibilidade de operar um segundo RTG com o recurso Twin Lift nos próximos meses.

Pegada ecológica

O modal ferroviário representa uma forte alternativa para a diminuição do trânsito nas estradas e nos acessos ao Porto de Santos.

A Santos Brasil ressalta que cada vagão pode transportar até quatro contêineres de 20 pés, quantidade suficiente para tirar das ruas quatro caminhões.

Outro destaque é que o modal reduz o risco das operações e o nível de emissão de CO2 em até 70% no meio ambiente e está diretamente alinhado aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e à Política de Sustentabilidade da Santos Brasil.

Destaques