Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Anfavea: Montadoras batem recorde de produção em outubro

No acumulado de janeiro a outubro, a Anfavea chama a atenção para um fato histórico: foi a primeira vez que setor automotivo brasileiro atingiu a marca de três milhões de unidades em 10 meses. Nos últimos três anos tal marco foi atingido somente em novembro.

anfavea_75438 (425x425)A indústria automobilística brasileira encerrou o mês de outubro com produção recorde de veículos, aponta balanço divulgado nesta quarta-feira, 06, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Os dados apontam para a produção de 323,8 mil unidades no período, resultado que reflete expansão de 0,5% ante a base consolidada de outubro do ano passado, de 322,2 mil unidades produzidas – em que pese o recuo ante o mês de setembro, quando saíram das linhas de produção das montadoras a soma de 332 mil unidades.

No acumulado de janeiro a outubro, a Anfavea chama a atenção para um fato histórico: foi a primeira vez que setor automotivo brasileiro atingiu a marca de três milhões de unidades em 10 meses. Nos últimos três anos tal marco foi atingido somente em novembro.

Já são 3,17 milhões de veículos produzidos no ano, ou 12,4% acima dos 2,82 milhões em igual período do ano passado.

Em nota, o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, destaca o peso das exportações e o Inova Auto como elementos fundamentais para esse desempenho.

“O aquecimento dos mercados externos é um dos motivos, mas o Inovar-Auto, que incentiva a produção local, sem dúvida é outro importante fator que sustenta o crescimento da produção. A queda na participação dos importados no licenciamento, que em outubro foi de 18,8%, comprova que o acerto do programa”, aponta o executivo.

O balanço das exportações revela ampliação de 30,6% no volume total de veículos embarcados para terceiros mercados. Foram 480 mil unidades exportadas entre janeiro e outubro deste ano ate 367,4 mil no mesmo período do ano passado, destaca a instituição ao apontar que “somente em outubro 51,8 mil unidades deixaram o País, número  que representa aumento de 22,9% frente as 42,2 mil do mesmo mês do ano passado e de 13,9% com relação as 45,5 mil de setembro de 2013.”

Vendas

Produção em alta, vendas também em alta. Os dados referentes a outubro apontam para avanço de 6,6% nas vendas de veículos no mercado interno, para 330,2 mil unidades ante o mês de setembro – embora tenham fechado 3,3% abaixo dos licenciamentos registrados em outubro do ano passado, de 341,6 mil unidades.

No acumulado do ano o mercado interno já assimilou 3,11 milhões de novos veículos, um número 0,7% inferior as 3,13 milhões de unidades licenciadas entre janeiro e outubro do ano passado.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: