Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

ARTIGO: Eficiência dos equipamentos para infraestrutura portuária depende da escolha correta do pneu

Os pneus têm participação estratégica para aumentar a produtividade e ampliar o custo—benefício no segmento de infraestrutura portuária. Usar o modelo ideal para cada aplicação garante o bom desempenho e a redução de custo na operação dos equipamentos, evitando que as máquinas fiquem paradas por problemas relacionados a pneus.

Por Vagner Fernandes*

image descriptionOs pneus têm participação estratégica para aumentar a produtividade e ampliar o custo—benefício no segmento de infraestrutura portuária. Usar o modelo ideal para cada aplicação garante o bom desempenho e a redução de custo na operação dos equipamentos, evitando que as máquinas fiquem paradas por problemas relacionados a pneus.

Pneus fora de estrada (OTR) são expostos a condições severas de trabalho, suportando um volume excessivo de carga – já que somente o equipamento pode chegar a 70 toneladas – em áreas com espaço reduzido para a execução de manobras e em pisos irregulares com alta abrasividade.

O uso de pneus mal dimensionados ou de baixa qualidade compromete não somente a performance do produto, como toda operação envolvida, já que o número de horas trabalhadas será inferior ao esperado, havendo a necessidade de trocas precoces.

Para garantir sua eficiência, é necessário que o produto tenha atributos como alta resistência à abrasão; excelente nível de manobra; design da banda de rodagem adequado ao tipo de operação; carcaça reforçada para suportar a carga e a intensidade de torque dos equipamentos, entre outros fatores inerentes a esta operação. Ainda, as características da operação desses veículos, como trajeto, volume de carga e velocidade, também influenciam diretamente no resultado e na performance dos pneus.

Atendendo às exigências e particularidades desse mercado, a linha Titan OTR foi desenvolvida com tecnologias avançadas, a fim de garantir o máximo desempenho dos equipamentos.

Para o segmento de infraestrutura portuária, a empresa dispõe da medida 18.00-25 40 lonas, modelo VE-610 L5-S para Reach Stacker, máquina capaz de alçar containers de 45 toneladas a 15 metros de altura.

A alta qualidade dos produtos Titan é atestada pelas montadoras Caterpillar, CNH e JCB, que utilizam pneus da marca em seus equipamentos originais.

*Vagner Fernandes é Líder de Vendas OTR da Titan Pneus do Brasil

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: