T

Audi e Alta Devices desenvolvem solução para captar energia solar em veículos

Filmes flexíveis e resistentes – aplicados em vidros, teto e capô – podem ampliar geração de energia em veículos elétricos.

 

A Audi, em conjunto com a Alta Devices, está desenvolvendo a aplicação de células solares na forma de filmes para aplicação em tetos panorâmicos e demais partes da estrutura do veículo, como forma de gerar energia para veículos elétricos da marca.

Segundo informe da empresa, a energia solar captada pelas células solares em vidros, teto solar, capô, paralamas, pode ampliar a capacidade de geração de eletricidade para, por exemplo, apoiar o uso de sistemas de ar condicionado ou aquecedores dos bancos de passageiros.

Segundo Bernd Martens, executivo da área de gestão e desenvolvimento da Audi, a energia solar captada pelas células (em formato de filme) pode carregar a bateria – ou baterias – do veículo em um processo de mobilidade sustentável sem emissões – de gases do efeito estufa.

Segundo ele, essas células têm uma eficiência 25% maior sobre outros materiais e ainda são muito flexíveis e finas, operando tanto em condições de baixa como de altas temperaturas.

As células enquadram-se em um processo importante de pesquisa, inovação e desenvolvimento de veículos elétricos pela Audi, que prevê a construção de um protótipo com o uso desse material até o final deste ano.

Hoje, a Audi é a empresa líder no segmento de veículos elétricos Premium, e em seu planejamento estratégico está o desejo de lançar três veículos totalmente elétricos até 2020.

Exemplos de aplicação em veículos: Solar Automotives

Destaques