Basf e Rhodia se unem para produzir solados de poliuretano

Objetivo é lançar uma nova tendência no mercado calçadista brasileiro

 

Solado de poliuretano já é bastante comum no exterior e agora chega ao Brasil através da iniciativa conjunta entre Basf e Rhodia

Basf e Rhodia se uniram para lançar uma nova tendência no mercado calçadista brasileiro: tênis esportivos com solados de poliuretano.

As duas empresas decidiram unir forças e somar conhecimentos para desenvolver esse novo sistema de poliuretano, cuja aplicação ao solado ainda não está acessível e disponível ao consumidor brasileiro.

As empresas já estão realizando testes com o novo material, avaliando seu desempenho e comparando com outros materiais. Em informe ao mercado, as empresas relatam que os resultados parciais têm sido bastante positivos.

“Enxergamos uma ótima oportunidade de mercado para a indústria de calçados com o poliuretano, que oferece excelente desempenho. Ficamos bastante satisfeitos com os resultados dos testes, que mostram que essa realidade está se aproximando de nosso mercado”, diz Rudnei Roberto de Assis, especialista de mercado para Calçados de Materiais de Performance da BASF para América do Sul.

Dentro da parceria firmada, a Rhodia está fornecendo o ácido adípico, matéria-prima para a fabricação do poliuretano e a Basf os novos e performantes sistemas de poliuretano para solados e entressolas – Elastopan® S 81030 e SP 8060.

“Com os diferenciais do poliuretano e custos mais competitivos, o novo material tem tudo para conquistar os fabricantes de tênis, seja adaptando seus modelos atuais, seja incorporando a novidade nos futuros lançamentos”, afirma Marlise Margaritelli, Gerente Comercial e Marketing da área de Poliamida e Intermediários para a América Latina do Grupo Solvay.

Segundo a executiva, o poliuretano proporciona mais leveza, conforto e proteção biomecânica e tem ótimo desempenho, pois não deforma nem perde suas propriedades com o uso.

 

Destaques