Brasil assume 3ª posição do ranking global de veículos

Levantamento realizado pela JATO Dynamics do Brasil mostra que a China, no período de janeiro a agosto de 2012, superou a marca de 10 milhões de veículos vendidos.

Levantamento realizado pela JATO Dynamics do Brasil mostra que a China, no período de janeiro a agosto de 2012, superou a marca de 10 milhões de veículos vendidos. 

Especificamente no mês de agosto, o gigante asiático registrou 1,29 milhão de unidades comercializadas. Esse feito manteve a China na liderança do mercado automotivo mundial, atingindo um crescimento de 10,8% em comparação ao mesmo mês de 2011. 

Vale citar que os números chineses são apenas de veículos de passageiros, enquanto os números dos outros países se referem também aos comerciais leves. 

Os Estados Unidos com um aumento de 19,8% na venda de veículos aparece em segundo lugar. 

O Brasil se destacou no ranking de agosto ao registrar alta de 31,8% comparativamente ao mesmo mês de 2011 e subiu para a terceira posição no ranking global, antes ocupado pelo Japão. 

Vale lembrar que agosto marcou o primeiro mês da validade do IPI menor para a venda de veículos no Brasil, registrando-se forte desempenho das vendas, fato que não deve se repetir no ranking de setembro da Jato Dynamics, uma vez que os números do setor automotivo brasileiro, em setembro, foram péssimos. 

O mercado brasileiro registrou 38.201 veículos vendidos a mais que o japonês em agosto que, apesar de ter tido aumento de 13% das vendas comparadas a agosto de 2011, desceu para a quarta posição. 

A Rússia também registrou expansão em agosto, de 15,1% comparado ao ano passado e subiu para a quinta posição deixando a Alemanha em sexto. Porém, se forem consideradas as vendas acumuladas no ano as posições se invertem. 

A Índia vem na sétima posição com baixa de 0,7% em suas vendas internas de veículos, enquanto o Canadá subiu para a oitava posição com crescimento de 5,9%. 

A Tailândia teve o melhor desempenho entre os dez maiores mercados mundiais com um significativo aumento de 64,1% subindo para a nona posição. 

Já a França segue em décimo no ranking apresentando queda de 12,4% em comparação ao ano anterior. 

Desempenho por marca 

Na liderança das vendas mensais, a Toyota seguiu com crescimento de 19,4% comparado ao ano passado. Assim como a marca líder, a Volkswagen também se manteve em sua colocação, a segunda, com alta de 20,5%. 

A Chevrolet assumiu a terceira colocação deixando a Ford na quarta posição do ranking. Em seguida vem Nissan, Honda e Hyundai.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: