Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Brasileiro trabalhou até o dia 29/05 para pagar impostos

De 31 de dezembro a 29 de maio (ontem) os brasileiros trabalharam apenas para pagar impostos. Foram 4 meses e 29 dias, ou 150 dias redondos.

 

De 31 de dezembro a 29 de maio (ontem) os brasileiros trabalharam apenas para pagar impostos. Foram 4 meses e 29 dias, ou 150 dias redondos.

A conta é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e mostra o peso da carga tributária incidente na forma de impostos federais, estaduais e municipais.

Segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, 2012 já bateu recorde de peso tributário sobre os consumidores brasileiros.

No ano passado, o brasileiro trabalhou 149 dias, um dia a mais que em 2010 (148 dias) e dois dias a mais que em 2009 (147 dias). Em relação à década de 1970, quando eram necessários 76 dias de trabalho, o número praticamente dobrou, destaca Olenike.

Ontem, em comemoração ao Dia da Indústria, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, mencionou o peso dos tributos como elemento crucial de perda de competitividade da indústria nacional, ao lado dos juros altos e da burocracia.

A pesquisa do IBPT avaliou a tributação incidente sobre os salários, que é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), pela contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelas contribuições sindicais.

Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo – já inclusa no preço dos produtos e serviços – (ICMS, IPI, ISS, por exemplo) e também a tributação sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITBI, dentre outros). Arca ainda com outras tributações, como taxas de limpeza pública, emissão de documentos e contribuições para iluminação pública, por exemplo.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: