Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Bridgestone apresenta pneu 100% sustentável

A Bridgestone, a maior companhia de pneus e borracha do mundo, anunciou hoje, 28, no Paris Motor Show 2012, seu novo pneu conceito de “materiais 100% sustentáveis”.

A Bridgestone, a maior companhia de pneus e borracha do mundo, anunciou hoje, 28, no Paris Motor Show 2012, seu novo pneu conceito de “materiais 100% sustentáveis”.

O modelo faz parte de uma visão sustentável de médio e longo prazo no qual a empresa espera disponibilizar ao mercado mundial a partir de 2050.

O pneu sustentável demonstra, além de uma preocupação com o meio ambiente, o avanço tecnológico da companhia no desenvolvimento de componentes totalmente sustentáveis para a fabricação de pneus.

Dessas mudanças na produção dos compostos está a borracha sintética, o negro de carbono e outros componentes que antes eram provenientes do petróleo e passaram a ser produzidos a partir de biomassa.

A borracha natural também passou a ter sua produção diversificada, já que sua matéria prima até o momento era retirada apenas de seringueiras. A previsão é que a produção ocorra também através do Guayule, um arbusto nativo do deserto de Chihuahua (México) e sudoeste dos Estados Unidos.

O próximo passo da empresa é desenvolver um quadro de pesquisa e iniciar as principais tecnologias necessárias para a produção em massa desses compostos.

Em 2020, a Bridgestone planeja iniciar as vendas comerciais dos materiais sustentáveis utilizados no processo de fabricação.

Levando em consideração que o setor de transporte gera um significativo impacto ao ambiente, através das emissões de CO² e do consumo de recursos naturais, em sua maioria não renováveis, a proposta que a gigante japonesa trás é uma ótima opção para a diminuição da degradação ambiental.

Em tempo:

A Bridgestone disponibilizou em seu site o Relatório de Sustentabilidade de 2012.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: