Bridgestone é reconhecida por ações sustentáveis pela RobecoSAM

Em maio de 2012, a alta administração da Bridgestone anunciou durante a Cúpula Mundial da Borracha, em Cingapura, o compromisso de desenvolver pneus 100% sustentáveis até 2050.

Após integrar o seleto grupo de empresas que fazem parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), pela primeira vez, em setembro de 2016, a Bridgestone Corporation acaba de receber o prêmio Silver Class Sustainability Award 2017 da RobecoSAM, um reconhecimento até então inédito para o maior grupo produtor de pneus do mundo.

O que é o Silver Class Sustainability Award

Trata-se de uma avaliação da sustentabilidade empresarial de mais de 3.400 empresas convidadas pela RobecoSAM*, das quais participaram 867 empresas de 42 países. O ponto central do trabalho – direcionado para investidores globais – é identificar as empresas que estão fortemente posicionadas nos critérios ASG (critérios de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa que incluem aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa).

A classificação para o anuário da RobecoSAM se divide nas categorias bronze (Bronze Class), prata (Silver Class) e ouro (Gold Class).

Relativo a empresas brasileiras, figuram do anuário 2017 empresas como Bradesco, Banco do Brasil, Cielo, Itaú, Itausa, Braskem, Klabin, Fibria, CPFL, Cemig, Embraer. No caso do setor de pneus, Bridgestone e Michelin estão classificadas na categoria prata (para ver as empresas participantes acesse: RobecoSAM/Companies).

Independente do prêmio em si, o importante são as políticas de sustentabilidade empreendidas, a governança corporativa que as envolve e a visão de futuro sustentável que as organizações têm e muito mais que isso o comprometimento com metas e objetivos ambientais, sociais e de governança – algo que não parece estar entre as prioridades do Governo Trump, por exemplo.

O Caso Bridgestone

Em maio de 2012, a alta administração da Bridgestone anunciou durante a Cúpula Mundial da Borracha, em Cingapura, o compromisso de desenvolver pneus 100% sustentáveis até 2050. Esse desenvolvimento implica no uso de materiais primas e insumos sustentáveis ou 100% recicláveis.

Desde então o grupo japonês vem sendo um dos mais ativos investidores em inovação e tecnologia voltada à construção de pneus sustentáveis, podendo-se citar aqui pesquisas e desenvolvimento de soluções baseadas em borrachas naturais e sintéticas.

“O Grupo Bridgestone reconhece que a contribuição para o desenvolvimento da sociedade pode gerar um valor comercial significativo. Como líder global nos segmentos de pneus e borracha, a Bridgestone busca o crescimento sustentável como uma empresa que contribui para promover uma sociedade sustentável, ao mesmo tempo que reconhece sua responsabilidade para com as gerações futuras”, destaca o informe distribuído para a imprensa nesta terça-feira, 07 de fevereiro de 2017.

RobecoSAM* – é uma especialista em investimentos voltada exclusivamente para o Investimento em Sustentabilidade. Oferece gerenciamento de ativos, índices, análise de impacto e investimentos, avaliações de sustentabilidade e serviços de benchmarking.  Juntamente com os índices Dow Jones da Standard & Poor’s, publica o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI).

Se você quer conhecer melhor as ações sustentáveis da Bridgestone, acesse os links abaixo e veja o acompanhamento realizado pela Transportepress.com.

Bridgestone, uma empresa comprometida com o meio ambiente

Bridgestone se compromete a desenvolver pneu 100% sustentável

Bridgestone anuncia evolução positiva da borracha de Dandelion

Bridgestone cria polímero de isopreno com base em biomassa

Bridgestone inicia pesquisa e plantação de guaiúle nos EUA

Bridgestone decodifica o genoma da hevea brasilienses. Michelin já tem clone resistente a pragas e doenças

Bridgestone anuncia evolução positiva da borracha de dandelion

Para uma pesquisa completa, acesse: Diretório Bridgestone 

Destaques