Continental, a empresa de pneus do ano

Continental, Sumitomo, Bridgestone e VMI foram os grandes vencedores do prêmio de inovação e tecnologia ‘Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence’,

Infografik_ContiLifeCycle_Plant_EN_CMYK (640x453) (300x212)Continental, Sumitomo, Bridgestone e VMI foram os grandes vencedores dos prêmios de inovação e tecnologia (Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence na sigla em inglês)’, concedidos por representantes da indústria, centros de pesquisa e de certificação presentes à Tire Technology Expo 2014 – uma das maiores feiras do setor de pneus do mundo -, que aconteceu na cidade de Colônia, na Alemanha.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 13, e a Continental foi considerada pelo júri como a empresa produtora de pneus do ano. A companhia alemã também foi laureada com o prêmio de inovação em manufatura de 2014, com o ContiLifeCycle, um modelo de reciclagem de borracha que permite o reaproveitamento de pneus considerados inservíveis na construção de novos pneus e bandas de rodagem. (leia mais em Continental une recapagem e reciclagem em nova unidade de Hannover).

O que é o ContiLifeCycle

Em 18 de setembro de 2012 a Continental anunciou investimentos de € 10 milhões em uma unidade de reutilização de borracha de pneus recapados em Hannover (Alemanha). Esse unidade consegue reaproveitar 41% de insumos que antes serviam apenas para reciclagem em fábricas de cimento na Europa.

O novo modelo de reciclagem permite que partes e compostos de pneus antes considerados inservíveis possam ser reutilizados na confecção de novos pneus recapados.

Considerando o volume de 4.000 toneladas de pneus a serem reciclados por ano, a empresa projeta uma economia de 2.400 toneladas de borracha e 1.600 toneladas de negro de fumo por ano em seus processos de recapagem de pneus.

Bridgestone vence com a tecnologia do ano em pneus

EP500.A tecnologia ‘Ologic’ desenvolvida pela Bridgestone desde 2010 foi a vencedora na categoria tecnologia aplicada em pneus do ano. Os produtos da linha Ologic, seguem a metodologia de ‘pneus verdes’ e têm como principal diferencial tecnológico a banda de rodagem de menor diâmetro – o que ajuda a ter menor deformação e, consequentemente, maior conservação de energia.

Por ter área menor o atrito é menor, portanto, o pneu é menos resistente ao rolamento o que permite uma maior economia de combustível, uma maior longevidade e uma menor emissão  de gases do efeito estufa. (leia mais em Bridgestone desenvolve pneu específico para o BMW i3).

A empresa holandesa VMI foi escolhida pela excelência no fornecimento de máquinas para a produção de pneus para a indústria e a Sumitomo – que no Brasil atua com as marcas Dunlop e Falken – teve o reconhecimento máximo pela excelência nos avanços ambientais dentro da indústria de pneus. Em palavras mais simples, foi a empresa com ações ambientais mais relevantes.

Entre os participantes do júri estiveram profissionais diversos, dentre eles, representantes da Kumho, Giti Tires, Continental, TUV SUD (centro certificador da Europa), Goodyear, Pirelli, Bridgestone, Hankook, Michelin, entre outras empresas e instituições de pesquisa e ensino.

 

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: