Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.
Arbusto de guaiúle

Cooper ganha reforço para construir pneus com Guaiúle

Dentro do contexto, caberá à PanAridus o desenvolvimento de processos comerciais para a produção da borracha natural com base no Guaiúle, voltada para a produção de pneus.

pneu de guaiuleA Cooper Tire & Rubber – empresa pertencente a Apollo Tyre, da Índia – ganhou um novo parceiro dentro do consórcio formado para pesquisas e desenvolvimento de borracha natural a partir do Guaiúle, um arbusto nativo do deserto de Chihuahua, no México, e do Sudoeste dos Estados Unidos: a PanAridus.

A Cooper realiza pesquisas patrocinadas pelo Departamento de Agricultura (USDA) e de Energia (DOE) dos Estados Unidos e atua dentro do consórcio formado pela Universidade do Estado do Arizona e o serviço de pesquisas de agricultura do USDA.

Dentro do contexto, caberá à PanAridus o desenvolvimento de processos comerciais para a produção da borracha natural com base no Guaiúle, voltada para a produção de pneus.

Além da Cooper, outras empresas de grande porte buscam soluções em novos materiais e insumos, como a Bridgestone – que conta com uma fazenda na cidade de Eloy, nos Estados Unidos, com plantações de 281 acres da planta -, e a Pirelli, que ao lado da Versalis INI, também realiza pesquisas do gênero.

pneu de dandelionA Apollo Vredestein, subsidiária europeia da Apollo Tyres, indiana, também realiza estudos do gênero, acrescido do Dandelion, uma planta original da Rússia – que no Brasil é conhecida como Dente de Leão.

Em julho do ano passado, a empresa apresentou ao mundo dois pneus integralmente feitos com os dois insumos: um com base no Guaiúle e outro com base no Dandelion (conforme mostram as imagens em anexo).

No caso da Apollo Vredestein, a empresa conta com o apoio da Comissão Europeia, dentro do chamado projeto EU-Pérolas.

Há iniciativas interessantes também com pneus à base de óleo de soja, uma iniciativa premente na Goodyear e Firestone, dos Estados Unidos, todas com um desejo comum de criar alternativas sustentáveis para a produção de pneus do futuro.

Para saber mais sobre o tema, o site Transportepress.com conta com conteúdos sobre todas as iniciativas do gênero. Para ler e pesquisar, acesse:

Guaiúle

Dandelion

Biomassa

Borracha Natural

 

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: