Goodyear comemora 40 anos da planta de Americana com expansão e modernização

A unidade foi a primeira da América do Sul a produzir pneus de todos os segmentos e aplicações do mercado e a primeira do mundo a receber a medalha de ouro no “Shingo Prize”, o prêmio de maior prestígio na indústria mundial de manufatura.

Goodyear1Dia 07 de dezembro é uma data especial para a Goodyear no Brasil é o dia em que a fábrica da empresa, em Americana (SP), completa 40 anos de operações.

A unidade foi a primeira da América do Sul a produzir pneus de todos os segmentos e aplicações do mercado e a primeira do mundo a receber a medalha de ouro no “Shingo Prize”, o prêmio de maior prestígio na indústria mundial de manufatura.

“Com a conquista, a fábrica de Americana se tornou referência para todas as plantas da Goodyear no mundo, exportando práticas, processos e talentos para fábricas de diversos países. Isso orgulha o time e motiva os profissionais a melhorar a cada dia”, afirma em nota o presidente da Goodyear do Brasil, Jean Claude Kihn.

Atualmente a unidade passa por profundas transformações: parte dos US$ 240 milhões que a Goodyear está investindo no Brasil está sendo aplicada unidade.

“Estamos finalizando a primeira etapa do projeto de modernização e expansão, que visa aumentar a capacidade de produção e viabilizar a renovação do portfólio com foco em produtos e serviços de excelência”, destaca o diretor de Manufatura da Planta de Americana, Sylas Denucci, Americana que acumula 27 anos de experiência na empresa.

GoodyeardanvilleG39573GoodyeardanvilleG39573GoodyeardanvilleG39573“A unidade é estratégica por sua relevância para o mercado latinoamericano e pelo fato de o Brasil ser um dos principais mercados da empresa no mundo. Por este motivo, foi uma das selecionadas pela companhia para a implantação do projeto de Excelência Operacional. Nessa fábrica são produzidos pneus que são comercializados no Brasil e em outros países”, descreve  Denucci.

A fábrica também é referência em sustentabilidade. A Goodyear tem como premissa atuar de maneira responsável em seu processo produtivo, desde o desenvolvimento de novas tecnologias até a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis.

Seguindo essa premissa, a planta de Americana é certificada com o ISO 14001 desde 1999, um dos principais selos do Sistema de Gestão Ambiental efetivo que atesta um padrão de excelência na adoção de práticas de preservação ambiental.

Fatos que marcaram a história da fábrica nestes 40 anos:

1973 – A inauguração oficial no dia 07 de dezembro de 1973; 
1976 – Prêmio Global de Conservação de Energias – a Fábrica foi reconhecida pelo menor índice energético entre as unidades da Goodyear; 
1977 – A Fábrica comemora a produção de 10 milhões de pneus; 
1978 – Produção do 1º pneu Radial de Caminhão (Unisteel), que representou o início de uma nova era para os veículos comerciais; 
1982 – O Projeto 1ª Classe levou ao aperfeiçoamento dos parâmetros da qualidade, levando ao desaparecimento de produtos de segunda linha; 
1984 – Começa o processo de recauchutagem de pneus de avião; 
1988 – A fábrica é avaliada como a melhor da Goodyear em todo o mundo; 
1990 – Surge o TQC, Cultura de Qualidade Total, com foco em melhoria contínua; 
1992 – Investimento de 44,3 milhões de dólares para o Projeto de Expansão para armazenamento de produtos acabados; 
1994 – Certificação ISO 9000; 
1995 – Certificação QS 9000; 
1999 – Certificação ISO 14001; 
2000 – O Centro de Treinamento de Marketing e Vendas é inaugurado em Americana, voltado para funcionários, revendedores e frotistas; 
2001 – Inauguração do Campo de Provas, considerado um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo; 
2003 – Certificação ISO TS16949; 
2007 – A partir deste ano a Goodyear não envia mais resíduos a aterro sanitário (destinação sustentável dos resíduos) 
2010 – Com a venda da unidade de São Paulo as máquinas com tecnologia para produzir pneus OTR (Fora de Estrada) Radiais são transferidas para Americana; 
2011 – A Fábrica de Americana é reconhecida pela Excelência Operacional por meio do Shingo Prize que premia as melhores empresas que utilizam o conceito de manufatura de classe mundial; 
2012 – Início do processo de Modernização e Expansão da fábrica para produção de pneus de passageiro. 

Destaques