Kit de inspeção usado pelo sistema de gestão Frota Certa

Frota Certa, novo serviço da Michelin que ajuda transportador na gestão de custos

Baseado na Sascar, sistema atua na redução de custos de pneus e combustíveis

Antonio Crespo é diretor de Marketing e Vendas da Michelin América do Sul

A Michelin do Brasil apresentou ao mercado na terça-feira, 13 o Frota Certa, uma prestação de serviços que atua em três pilares de apoio ao transportador brasileiro: 1) redução de custos com pneus e combustíveis; 2) produtividade (com maior disponibilidade do veículos e menor número de paradas para manutenção); e 3) segurança (redução do risco de acidentes).

Por trás do Frota Certa está a estrutura da Sascar, empresa brasileira especializada na gestão de frotas de caminhões pela internet – através de sistemas de telemática, que foi adquirida pela Michelin em 2014, em um negócio de € 440 milhões.

“Ao longo dos últimos meses realizamos testes junto a parceiros do transporte e desenhamos o modelo de negócios que hoje apresentamos ao mercado”, disse o diretor de Marketing e Vendas da Michelin América do Sul, Antonio Crespo, durante apresentação do Frota Certa e do novo pneu para transporte de passageiros, o Michelin X Incity Z, na medida 275/80 R22.5, em São Paulo.

Na época da aquisição da Sascar, o então o presidente do Grupo Michelin, Jean-Dominique Senard, destaca que a aquisição levava em conta uma das tendências da indústria de pneus no Brasil (e no mundo), que era a de mesclar sistemas de telemetria (dos pneus aos cavalos mecânicos e carretas), dotando o gestor de frota de uma ferramenta que lhe propicie o controle, em tempo real, da localização do veículos (e dos pneus), da forma como o veículo é dirigido, e da possibilidade de correção de ‘erros’ e fatores associados à operação.

É exatamente isso que o Frota Certa pretende fazer. “A filosofia é reduzir o custo do transporte”, afirma Antonio Crespo, ao destacar hoje a aplicação do sistema sobre uma frota superior a 13.000 veículos.

“O sistema possibilita inspeções regulares, relatórios online aos gestores de frota, recomendações de nossos profissionais, planos de ação e ações concretas. Diferente de uma consultoria, esse apoio é fornecido pela equipe de profissionais da Michelin”, disse.

O serviço é feito diretamente no usuário, através da visita do responsável técnico, que verifica a pressão e a profundidade da escultura e identifica eventuais anomalias. Esses dados são processados e transformados em relatórios que podem ser acessados pelos usuários no Portal Frota Certa, a qualquer momento, em qualquer aparelho com acesso à internet.

Kit de inspeção usado pelo Frota Certa

Além desse diagnóstico, a Michelin presta, de forma regular, uma consultoria em que auxilia os transportadores e frotistas a transformarem essas informações em ações concretas para melhoria na gestão do seu negócio.

“O Frota Certa tem como foco o cliente e suas necessidades são o nosso ponto de partida. Escutamos o cliente, estudamos e aplicamos as melhores soluções e comprovamos ao cliente os avanços que ele teve”, diz.

Para mais informações, acesse: Sascar e Michelin

Destaques

%d blogueiros gostam disto: