Genomatica, Novamont e Versalis-Eni buscam alternativas às borracha sintética e natural

Em busca de fontes renováveis para a construção de pneus e assemelhados, a Genomatica (empresa norte-americana líder em soluções de tecnologia para o setor químico), Novamont (líder em plásticos biodegradáveis) e a Versalis-ENI (um dos principais players globais na produção de elastômeros) uniram forças.

Em busca de fontes renováveis para a construção de pneus e assemelhados, a Genomatica (empresa norte-americana líder em soluções de tecnologia para o setor químico), Novamont (líder em plásticos biodegradáveis) e a Versalis-ENI (um dos principais players globais na produção de elastômeros) uniram forças.

Em informe ao mercado, a Genomatica destaca que as três companhias formalizaram um memorando de entendimento no sentido de criar uma parceria estratégica voltada à produção de butadieno a partir de matérias-primas renováveis.

O butadieno é uma das principais fontes para a extração da borracha sintética usada pela indústria de pneus e assemelhados de borracha e plásticos, como calçados, eletrodomésticos, asfalto, aditivos para óleos lubrificantes entre outros.

O objetivo das três gigantes do setor é desenvolver um processo que redunde na geração de um polímero de butadieno, mas a partir de biomassa.

Vale destacar que em 31 de maio deste ano a Bridgestone anunciou ter obtido sucesso com a polimerização de borracha sintética a partir do isopreno, algo que a Goodyear também destacou, em nota emitida ontem, 24, estar em seu radar de pesquisas e desenvolvimento.

A Versalis-ENI terá posição majoritária na joint venture que está sendo constituída e usará a tecnologia da Genomatica no processo de produção.

Segundo o documento, o abastecimento de butadieno a partir de biomassa é uma questão estratégica para os mercados globais, notadamente para os chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), onde a demanda por borracha vem crescendo de forma exponencial.

Para mais informações acesse: 

Versalis to Partner with Genomatica and Novamont for Bio-based Butadiene.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: