Goodyear quer fim de aliança de 15 anos com a Sumitomo

​A aliança de 15 anos mantida entre a Goodyear e a Sumitomo Rubber (a segunda maior empresa produtora de pneus do Japão), está sub judice.

goodyrflgA aliança de 15 anos mantida entre a Goodyear e a Sumitomo Rubber (a segunda maior empresa produtora de pneus do Japão), está sub judice.

A empresa norte-americana acionou a Câmara de Comércio Internacional para arbitrar os termos da dissolução da aliança, que segundo a Goodyear ‘não mais se justifica’. Segundo a empresa, a Sumitomo está envolvida em conduta anticompetitiva e de violação das leis antitruste. Apesar da grave denúncia, a Goodyear não especifica quais seriam essas condutas.

No pano de fundo da questão estão os direitos e ativos da Dunlop na Europa, Estados Unidos e Japão.

A Goodyear declara ter 75% de participação na produção da Sumitomo e 25% dos ativos da Goodyear Dunlop Tires Europe B.V. (GDTE) e Goodyear Dunlop Tires North America Ltd. (GDTNA), o que lhe dá os direitos da marca nesses dois mercados.

No Japão, a aliança garante 75% dos direitos de vendas das marcas Goodyear e Dunlop para a Sumitomo e vale para exploração dos mercados de reposição, equipamentos originais e transferência de tecnologia.

Segundo a Goodyear, a Sumitomo deve comunicar por escrito sua intenção de exercer o direito de saída ‘da aliança’ no prazo de três meses. Ao exercer tal direito, o preço de compra se baseará no valor justo da participação minoritária dos acionistas da Sumitomo na Goodyear Dunlop Tires Europe  e na Goodyear Dunlop Tires North America.

O preço de aquisição será determinado por meio de um processo de negociação em que, se não houver preço de compra acordado mutuamente, um processo de arbitragem obrigatória determinaria o preço de compra. A partir disso, a Goodyear reteria os direitos da marca Dunlop na Europa e na América do Norte.

A petição da Goodyear foi apresentada no último dia 10 de fevereiro junto à Câmara de Comércio Internacional. A Sumitomo diz apenas estar ciente do processo, sem se pronunciar no caso.

Dunlop

Apesar de ser a segunda maior empresa de pneus do Japão, a Sumitomo Rubber Industries ainda é desconhecida dos brasileiros. A empresa acaba de instalar sua primeira fábrica no Brasil e não atua no mercado local sob a marca Sumitomo, mas sim, sob as marcas Dunlop e Falken.

No ano passado, a empresa também teve participação ativa na negociação que envolveu a fusão frustrada entre a Cooper Tire (EUA) e a Apollo Tyres (Índia). A questão aqui teve a ver com a empresa indiana que iniciou um processo de desmobilização de ativos ao redor do mundo visando levantar recursos para comprar a Cooper.

Para isso, a Apollo vendeu os direitos de produção e venda de pneus da marca Dunlop que detinha sobre o continente africano (eram 30 países da África), mais os diretos em localidades na região do Índico, para a Sumitomo.

O negócio envolveu também a rede de distribuição e a fábrica da Apollo na África do Sul, com capacidade de produção diária de 9.600 pneus de caminhões e veículos de passeio por dia. Ao assumir os negócios, a Sumitomo anunciou  a intenção de elevar a capacidade da fábrica para 12 mil pneus dias até 2016.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: