Governo paulista abre consulta pública para concessão de linhas do Metrô

A concessão – com prazo de 30 anos – prevê a operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias, requalificação, adequação e expansão das linhas.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) publicou Diário Oficial desta quarta-feira, 30 de novembro, aviso de consulta pública da minuta do edital para a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô paulistano.

A concessão – com prazo de 30 anos – prevê a operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias, requalificação, adequação e expansão de ambas as linhas.

As minutas do edital, contrato e anexos serão disponibilizados gratuitamente a partir desta quinta-feira, 1º de dezembro,  no site www.stm.sp.gov.br.

A consulta pública vai até 20 de dezembro, data limite para o recebimento das sugestões.

Linha 5

Atualmente em obras ela liga o Capão Redondo à estação Adolfo Pinheiro. As obras em curso permitirão a expansão do ramal até a estação Chácara Klabin, interligação com a Linha 2-Verde.

Quando concluída atenderá mais de 800 mil usuários e formará, em conjunto com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 9-Esmeralda (da CPTM), uma malha de alta capacidade, ligando o bairro de Santo Amaro a importantes bairros da capital, como Moema, Vila Mariana e Brooklin.

Linha 17-Ouro

O vencedor da concessão também será responsável pela operação da Linha 17-Ouro, que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9 da CPTM, utilizando sistema de monotrilho.

A linha deverá ter como principal parada o aeroporto de Congonhas, passando também pela Linha 5-Lilás e pela Linha 9 da CPTM. A estimativa de demanda aproximada é de 162 mil pessoas por dia.

Destaques