Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Grupo PSA se mantém no portfólio do FTSE4Good

Ações voltadas às mudanças climáticas, preservação e governança são os aspectos mais relevantes avaliados pela FTSE Russell

Analistas da FTSE Russell, uma das maiores gestoras de índices de ações do mundo e de índices da Bolsa de Valores de Londres, confirmaram a manutenção das ações do Grupo PSA junto ao índice FTSE4Good.

Para validar a manutenção do Grupo PSA a FTSE Russel avaliou o risco e o desempenho em 300 indicadores, em publicações sustentáveis da organização, em seus relatórios de responsabilidade, social e corporativa e através de questionário direto para a empresa.

Segundo informe da montadora, o Grupo PSA obteve a nota máxima em questões como: luta contra mudanças climáticas, prevenção da poluição, preservação dos recursos e governança empresarial.

O que é o FTSE4Good

O índice foi criado para medir o desempenho das empresas que demonstram fortes práticas ligadas ao meio ambiente, governança corporativa e métricas sociais, as chamadas diretrizes ou dimensões ESG (Ambiental, Social e Governança).

Em geral, analistas avaliam uma empresa exclusivamente sobre como elas movimentam seu capital financeiro para gerar retornos. No caso das empresas que estão dentro do FTSE4Good, o foco de avaliação cresce para uma nova abordagem, direcionada para como as empresas movimentam o capital social, natural e humano, assim como a transparência de suas práticas de governança.

Como o mercado usa o FTSE4Good

O próprio site da FTSE Russell responde essa pergunta. São quatro maneiras principais, dentre elas: como ferramenta para criação de investimentos (de carteira própria ou de fundos, por exemplo), como pesquisa para identificar empresas ambientalmente e socialmente corretas, como um benchmark para medir, gerenciar ou gerir o desempenho de carteiras de investimento em empresas sustentáveis e como referência para aplicação dos padrões ESG, seus avanços – expressos em ações e compromissos ambientais, sociais e de governança – e sua efetiva realização.

Só existe o FTSE4Good?

Não. A família de índices FTSE4Good é grande. Fazem parte dela o FTSE4Good Emerging Index – composto por ações de empresas de mercados emergentes – o FTSE4Good Asean 5 Index – que conta com ações de empresas selecionadas nas bolsas de valores da Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia -, ou o FTSE4Good Ibex Index – de ações de empresas negociadas na Bolsa de Valores da Espanha, entre outros.

Todos os índices FTSE4Good usam os mesmos critérios e se nutrem do padrão ESG para a manutenção ou retirada de ações dos respectivos índices.

Leia mais em:

Compromisso responsável do grupo no Brasil

Relatório RSE do Grupo PSA

FTSE4Good

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: