Sinalização no veículo (IVS)

Jaguar testa sistemas autônomos dentro do projeto UK CITE

Reino Unido está investindo 7,1 milhões de libras para criar a primeira estrutura viária conectada do País.

A Jaguar está realizando testes com uma frota de veículos conectados em estradas do Reino Unido, dentro do projeto UK CITE – UK Connected Intelligent Transport Environment.

O projeto tem por finalidade criar a primeira infraestrutura viária totalmente conectada do país – em preparação aos veículos autônomos, e para isso trabalha com uma dotação de 7,1 milhões de libras esterlinas para sua viabilização.

A frota é composta por modelos Discovery Sports, Range Rovers e F-PACEs, equipados com tecnologias sem fio e de conectividade de última geração, a fim de conversaram – os carros, entre si e com as vias por onde passam.

Entre os aparelhamentos tecnológicos que estão embutidos dentro dos veículos estão recursos inteligentes como aviso eletrônico de emergência de luz de freio (EEBL), aviso de veículo de emergência (EVW),  sinalização no veículo (IVS), aviso de obras na estrada (RWW) e aviso de condição de tráfego (TCW).

Já dentro da infraestrutura pensada pelo UK CITE estão as tecnologias DSRC, redes móveis 3 / 4G, WiFi e redes de fibra ótica, garantindo que os veículos sempre possam ser e estar conectados uns aos outros e com infraestrutura viária.

Conectar carros entre si e em seus arredores (conhecida como V2X) é um passo vital para a implantação segura e em grande escala de carros autônomos, sendo que o modelo de infraestrutura desejado pelos ingleses deve funcionar tanto na direção manual quanto autônoma.

UK CITE

O projeto recebeu aporte de 7,1 milhões de libras da agência de inovação do Reino Unido, Innovate UK, com a finalidade de testar tecnologias de veículos autônomos em condições reais.

Para isso, está estruturando infraestrutura viária em estradas locais de Coventry e Warwickshire, em West Midlands.

Além da Jaguar participam do projeto empresas como a Visteon, Siemens, Vodafone, Huawei, WMG, Horiba Mira e Universidade de Warwick.

Destaques