Michelin fará reuso de pneus inservíveis

A meta é regenerar pneus usados e inservíveis, obtendo com isso insumos que possam ser aplicados na construção de pneus novos ou sub-produtos que não tenham mais como destino o lixo.

TREC RegeneraçãoUma nova alternativa de reciclagem ou reuso de pneus considerados inservíveis está sendo pesquisada e desenvolvida pela Michelin, junto com parceiros como a comissão francesa para energias alternativas (CEA), a Proteus, empresa especializada em biotecnologia, e a SDTech, com expertise em moagem e granulação de insumos.

Batizada de Projeto TREC, ou reciclagem de pneus, a meta é regenerar pneus usados e inservíveis, obtendo com isso insumos que possam ser aplicados na construção de pneus novos ou sub-produtos que não tenham mais como destino o lixo.

Duas são as linhas de ação: a TREC Regeneração, que visa o desenvolvimento de processos de desvulcanização de pneus inservíveis – através do uso de biotecnologia. Aqui, o objetivo é obter matéria-prima que possa ser utilizada na confecção de pneus de alta performance.

TREC AlcoolA outro linha de ação é a TRC Álcool,  cujas técnicas a serem aplicadas visam à gaseificação e a síntese de derivados para uso industrial.

O programa capitaneado pela Michelin tem o apoio da agência francesa de meio ambiente e gestão de energia (Ademe) que dará suporte financeiro de € 13,3 milhões para a Michelin e SDTech aplicarem no projeto – que já conta com orçamento de € 51 milhões e prazo de maturação de oito anos.

“A estratégia de inovação da Michelin tem como objetivo o melhor uso de matérias-primas e o Projeto TREC vai nos ajudar a fazer pneus novos de alta performance usando matérias-primas de qualidade, a partir de pneus usados”, destaca em nota ao mercado o diretor de P&D da Michelin, Terry Gettys.

Segundo ele, reincorporar materiais reciclados a partir de pneus usados em escala industrial atende não apenas aos princípios de sustentabilidade e meio ambiente, mas à luz do crescimento da demanda global, a solução para o uso de pneus inservíveis – “PARTICULAMENTE” (o grifo é da Michelin) -, vem em boa hora.

Destaques