Michelin tem a preferência do consumidor no Japão

Pesquisa realizada pela empresa de consultoria JD Power para medir o grau de satisfação dos consumidores japoneses com pneus de inverno constatou predileção pelos pneus da Michelin, seguidos pelos pneus da Bridgestone.

Pesquisa realizada pela empresa de consultoria JD Power para medir o grau de satisfação dos consumidores japoneses com pneus de inverno constatou predileção pelos pneus da Michelin, seguidos pelos pneus da Bridgestone. 

Em uma escala de 0 a 700 pontos, os pneus da empresa francesa alcançaram 644 pontos, 30 pontos a mais que os 614 pontos registrados pela Bridgestone. 

Yokohama (571 pontos), Pirelli (568 pontos) e Dunlop (560 pontos) foram os cinco mais citados na predileção dos consumidores. 

Vale destacar que a pesquisa de satisfação do cliente feita pela JD Power levou em conta as 10 principais marcas comercializadas no mercado local e se baseou em cinco critérios – para pneus de aplicação no inverno. 

Os critérios foram: 

1) desempenho dos pneus em estradas cobertas de neve (peso de 25%); 

2) desempenho em condições de estradas com gelo (22%); 

3) durabilidade e confiabilidade (17%); 

4) equilíbrio em piso seco ou molhado (14%); 

5) aparência (11%); 

Segundo a consultoria, o diagnóstico geral é de que os pneus para inverno melhoraram de qualidade na série dos últimos seis anos, superando a satisfação dos consumidores em termos de desempenho em pisos secos ou molhados. 

Por outro lado, a percepção negativa continua em relação à economia de combustível, ruídos e desgastes acentuados. 

Segundo o diretor da JD Power Ásia-Pacífico, Taku Kimoto, o estudo pode revelar direções positivas para melhoria dos produtos por parte das empresas fabricantes de pneus. 

Um dado relevante citado por ele é que 42% dos consumidores tomam a decisão da compra com base na marca do pneu. Em relação à pesquisa anterior, de 2005, houve um salto de 8% nesse quesito. 

Na visão de Kimoto isso se deve ao aumento da concorrência entre as marcas e também pelo fato de o consumidor, principalmente o japonês, selecionar os pneus que deseja pela internet – um dos principais instrumentos de compra, principalmente em se tratando de períodos de frio (inverno). 

Da ponderação de 700 pontos do estudo, a satisfação geral dos consumidores com os pneus de inverno no Japão bateu em 666 pontos, sendo que 25% apontaram que vão recomprar a mesma marca de pneus na próxima troca.  

Apenas 5% destacaram que vão mudar de marca. 

A pesquisa foi feita com 7.461 consumidores entre maio de 2009 e fevereiro de 2012.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: