Paranaguá eleva em 4 vezes os embarques de grãos

O Porto de Paranaguá está recebendo neste ano quatro vezes mais vagões com soja, milho e farelo de soja, que na mesma época do ano passado.

Se por um lado a Continental está de olho na safra 2012/2013 da cana-de-açúcar, de outro lado outra commoditie vem agitando o Sul do País. Trata-se dos transportes de grãos e, em especial, proveniente do Paraguai.

Informe da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), destaca que o Porto de Paranaguá está recebendo neste ano quatro vezes mais vagões com soja, milho e farelo de soja, que na mesma época do ano passado.

Trata-se da produção oriunda do Paraguai que estão sendo transportadas pelo corredor de exportação do porto. Foram 5,2 milhões de vagões recebidos até o momento, ante 1,2 mil vagões no ano passado.

Em capacidade, o porto já recebeu de janeiro a setembro deste ano a soma de 312 mil toneladas de grãos, montante 390% superior ao mesmo período do ano passado, que foi de 63 mil toneladas.

A APPA destaca que o principal produto de exportação do Paraguaia, via Paranaguá é a soja. Até setembro foram 4,0 mil vagões com mais de 234 mil toneladas do produto, ante 394 vagões e 21 mil toneladas no ano passado.

Em milho foram 933 vagões e 60,5 mil toneladas e em farelo de soja 309 vagões e 17 mil toneladas.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: