Pirelli faz estreia mundial do Cyber Fleet na Reifen

A Pirelli apresentou ao mundo – oficialmente – seu sistema de monitoramento eletrônico de pneus, o Cyber Fleet na Reifen 2012, uma das maiores feiras do setor de pneus do mundo, que se realiza em Essen, na Alemanha.

A Pirelli apresentou ao mundo – oficialmente – seu sistema de monitoramento eletrônico de pneus, o Cyber Fleet na Reifen 2012, uma das maiores feiras do setor de pneus do mundo, que se realiza em Essen, na Alemanha.

Segundo a empresa, o sistema permite a transmissão, em tempo real, das condições rodantes dos pneus ao motorista, o que confere segurança e economia para as frotas de veículos e uma maior eficiência na gestão de custos dos pneus, a segunda maior conta depois dos combustíveis.

A Pirelli ressalta que em testes realizados na América do Sul e Europa, a partir de 13 veículos pesados – entre eles três ônibus intermunicipais, três ônibus municipais, três ônibus usados para o transporte de trabalhadores, e dois equipamentos voltados ao setor de saneamento -, que percorreram 20 mil quilômetros de ruas e estradas. O resultado obtido com o novo sistema de monitoramento possibilitou uma economia de US$ 1.000,00 em combustível.

O Cyber Fleet deve chegar ao mercado até o final deste ano, destaca a empresa italiana ao informar que o valor do investimento é pago em apenas seis meses de uso intensivo do dispositivo.

Segundo a Pirelli, o Cyber Fleet foi desenvolvido em conjunto com a Schrader Electronics, empresa líder no mundo em soluções e tecnologias voltadas ao monitoramento de pneus.

Como funciona

O sensor é aplicado sobre a superfície interior do pneu e recolhe dados como a temperatura, pressão e a identificação do pneu. O sensor transmite, em tempo real, as informações para o motorista do veículo e para a central de gestão de frotas da empresa.

Com base em tais informações, tanto o motorista como o administrador da frota podem realizar procedimentos e ajustes, intervindo a tempo de evitar maiores danos aos pneus. Mais importante é que o monitoramento é feito entre as duas partes: o motorista e a central de gestão de frotas.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: