Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Porsche Consulting gera ganhos à Viação Ouro e Prata

Consultoria prestada pela Porsche Consulting, o braço de consultoria do grupo alemão Porsche AG, na Viação Ouro e Prata, de Porto Alegre (RS), elevou a produtividade da área de limpeza e inspeção da frota em 70% e reduziu os gastos com água em 62%.

normalConsultoria prestada pela Porsche Consulting, o braço de consultoria do grupo alemão Porsche AG, na Viação Ouro e Prata, de Porto Alegre (RS), elevou a produtividade da área de limpeza e inspeção da frota em 70% e reduziu os gastos com água em 62%.

Esses ganhos não consumiram recursos na compra de equipamentos ou aumento do quadro de funcionários. Pelo contrário, com adoção de medidas aparentemente simples, a empresa reorganizou processos internos, eliminou desperdícios e alcançou níveis de produtividade e excelência operacional.

Os dados acima fazem parte de informe divulgado pela Porsche Consulting, nesta terça-feira, 08, e foram alcançados em três etapas de trabalho:

1 – padronização do processo de limpeza e inspeção da frota;

2 – área administrativa;

3 – área de manutenção.

O trabalho começou na padronização do processo de limpeza e inspeção da frota, no qual a empresa obteve um aumento de produtividade de 70%, redução de gastos de água de 62% (mediante o uso de lava jatos e pulverizadores de shampoos) e redefinição dos padrões para assegurar ou aumentar a qualidade na execução.

Durante mais de duas semanas, os consultores da Porsche treinaram as equipes da Ouro e Prata nos vários níveis hierárquicos e grupos de trabalho foram criados nas áreas de abastecimento e rampa de inspeção, lavagem externa, limpeza interna e gerenciamento de melhorias contínuas.

Entre as soluções adotadas, a sinalização nas áreas de lavagem evitou os habituais engarrafamentos de veículos, organizando o fluxo e o tempo de espera.

“Nossa equipe esteve ao lado dos funcionários que limpam os veículos – interna ou externamente – para verificar os processos existentes e quais melhorias poderiam ser adotadas. Esta metodologia de trabalhar junto ao “chão de fábrica” é o segredo do sucesso de nosso trabalho”, afirma em nota o diretor geral da Porsche Consulting Brasil, Rüdiger Leutz.

Até os processos de apoio, como o de rouparia dos ônibus (cabeceiras dos assentos) foram aprimorados.

“Depois de retiradas dos assentos, as cabeceiras de cores diferentes eram misturadas e encaminhadas à lavanderia. No seu retorno, as mesmas eram reorganizadas pela equipe. Agora, a separação é feita no momento da coleta, ainda dentro do veículo, e a lavanderia recebe e retorna as cabeceiras organizadas, permitindo que as funcionárias sejam redirecionadas para outras atividades”, acrescenta Leutz.

Na Administração

Na área administrativa, a Ouro e Prata obteve um aumento de produtividade de 15%, considerado um nível excelente quando se fala em processos administrativos. “As mudanças incluíram até o layout do escritório. As pessoas têm que trabalhar mais próximas umas das outras e reduzir distâncias para ganhar tempo. O caminho para a impressora precisa ser mais curto”, exemplifica o gerente-geral da Porsche Consulting.   

Na Manutenção

O trabalho da consultoria teve continuidade na área de manutenção.

“Os ônibus passam por revisões periódicas que, apesar de necessárias, geram custos para a empresa. Reduzir os dias de um ônibus parado, logicamente garantindo a qualidade da revisão, traz maior eficiência para a empresa. Aplicamos na Ouro e Prata o mesmo conceito com o qual reduzimos o tempo de manutenção dos aviões da Lufthansa”, diz Leutz.

No caso da empresa gaúcha, foi realizado um projeto piloto na manutenção preventiva dos veículos com um ganho de redução do tempo de 32% na parada do ônibus para manutenção.

Suprimentos

Convencida da importância destes resultados, a direção da empresa ampliou o trabalho da consultoria para a área de suprimentos com potencial de redução de 18% de peças e materiais em estoque no almoxarifado e um potencial de 10% de redução de gastos mensais da área de compras com a centralização e organização de todo o processo.

Próximos passos

Os próximos projetos aprovados envolverão as áreas de TI, do tráfego, e da empresa Viopex, responsável pela área de encomendas expressas. O objetivo final, além do aumento de produtividade e eficiência, é a maior integração entre todos os departamentos e processos da empresa.

O trabalho não para por aí. Dentro da filosofia da Porsche Consulting “ensinar a pescar e não dar o peixe”, a consultoria está treinando uma equipe interna da empresa para conduzir de forma mais independente este processo de melhoria contínua. Para assegurar o bom andamento e os excelentes resultados alcançados, a Porsche Consulting fará visitas de coaching periódicas em 2014.

“Ajudar nossos clientes a conquistar a excelência operacional requer o conhecimento das peculiaridades de cada um e a elaboração de soluções sob medida. Nesta grande empresa realizamos um trabalho global de melhorias, representando um case completo no nosso portfólio”, comemora o gerente-geral da consultoria.

Segundo ele, a Ouro e Prata é melhor do que a Porsche. “A Porsche precisou de uma crise muito forte para mudar. Uma crise é uma oportunidade, pois todo mundo sabe que precisa mudar alguma coisa. Já nosso cliente gaúcho se encontra em uma situação muito boa e já está pensando em como crescer futuramente e manter a competitividade. Isto representa um grande diferencial para a empresa“, finaliza.

Com 74 anos de existência, a Viação Ouro e Prata realiza viagens intermunicipais, estaduais e internacionais. A renovação da frota de ônibus é constante. Somente no ano de 2012, foram adquiridos 50 ônibus novos, com investimento de R$ 30 milhões.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: