Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Primeira fábrica da Toyota no Brasil completa 50 anos

A unidade industrial foi a primeira da companhia fora do Japão e é considerada até hoje um marco no desenvolvimento da indústria automotiva nacional.

A fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, completou 50 anos, nesta segunda-feira, dia 12. 

A unidade industrial foi a primeira da companhia fora do Japão e é considerada até hoje um marco no desenvolvimento da indústria automotiva nacional.

O primeiro veículo produzido pela fábrica em 1962 foi o Toyota Bandeirante, veículo fora-de-estrada com fama de ser inquebrável. O modelo foi produzido durante 39 anos com um total de 103.750 unidades.

Com o desenvolvimento do setor, a Toyota decidiu construir duas novas fábricas, uma em Zárate (Argentina), em 1997, responsável pela produção da Hilux e outra em Indaiatuba (SP), em 1998, responsável pela produção do Corolla.

Em 09 de agosto deste ano, a empresa japonesa inaugurou sua mais nova planta fabril no País: a unidade de Sorocaba (SP), em um investimento de US$ 600 milhões.

Apesar das novas unidades construídas dentro e fora do Brasil, a Toyota realizou investimentos voltados para a modernização da unidade de São Bernardo. 

Nesse novo ambiente corporativo a planta fabril foi modelada para a produção de peças para novos modelos da empresa, além da fabricação de peças de reposição do Bandeirante.

Em 2006, a fábrica recebeu um investimento de US$ 42 milhões para a construção de uma nova forjaria, setor que passou a produzir peças para os modelos Camry e Corolla, produzidos nos Estados Unidos.

Adicionalmente, em 2009, surgiu na unidade um novo centro de funilaria e pintura que é utilizado para a capacitação de colaboradores da rede de concessionárias da marca em todo o Brasil.

A unidade de São Bernardo emprega 1.337 colaboradores, e além de sua área industrial, concentra os departamentos administrativo, financeiro, jurídico, engenharia, planejamento de produção e planejamento corporativo.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: