Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Reciclanip dá dicas de combate à dengue

O problema da dengue – que tende a crescer todos os anos durante o período de verão, no Brasil – chama a atenção da Reciclanip, entidade do Sistema ANIP, que promove o trabalho de coleta de pneus inservíveis e os encaminha para destinação final ambientalmente adequada.

esteira_para_trituracao_-_cred_ivsonO problema da dengue – que tende a crescer todos os anos durante o período de verão, no Brasil – chama a atenção da Reciclanip, entidade do Sistema ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que promove o trabalho de coleta de pneus inservíveis e os encaminha para destinação final ambientalmente adequada.

A dica da entidade é que os usuários, revendedores e frotistas levem sempre os pneus velhos para os pontos de coleta – são mais de 800 espalhados por todo o Brasil (veja os locais em: http://www.reciclanip.org.br/v3/pontos-coleta/brasil), destaca a entidade – que promoveu neste ano a coleta e destinação de forma ambientalmente correta de mais de 285 mil toneladas de pneus inservíveis.

Se você não tem ideia do que isso representa, é muito pneu. Na ponta do lápis são 57.000.000 (cinquenta e sete milhões) de unidades de pneus de carros de passeio, contabiliza a Reciclanip, que desde 1999 já processou 2,56 milhões de toneladas de pneus inservíveis – o equivalente a 512 milhões de pneus de passeio.

Entre as recomendações da Reciclanip voltadas ao combate à dengue, estão:

1.Não deixe água parada em pneus fora de uso.  Leve-o para o ponto de coleta mais próximo da sua cidade.

2.Não deixe água acumulada sobre a laje de sua residência

3.Não deixe a água parada nas calhas da residência

4.Retire água parada que fica abaixo dos vasos de plantas

5.Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água

6.Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar

7.As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas

8.Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado)

9.Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada

10.Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avise imediatamente o agente público de saúde da sua cidade

11.Cobre os mesmos cuidados dos vizinhos e, principalmente, das autoridades

"Nosso programa é desenvolvido por meio de parcerias com as prefeituras, que cedem terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. A Reciclanip os recolhe e encaminha à destinação correta", diz o coordenador da entidade, Cesar Faccio.

Para saber mais acesse o site: www.reciclanip.org.br 

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: