Schrader: o TPMF no Brasil e no mundo

Rodolfo Amaral, gerente geral de vendas da Schrader Brasil, fala um pouco sobre o TPMF, um dos principais produtos do Grupo Schrader, sua importância para os condutores de veículos e a experiência que a empresa está tendo com o Cyber Fleet, da Pirelli, entre outros pontos.

Rodolfo Amaral – Gerente de Vendas

Rodolfo Amaral, gerente geral de vendas da Schrader Brasil, fala um pouco sobre o TPMF (Tire Pressure Monitoring System ou Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneus), um dos principais produtos do Grupo Schrader, sua importância para os condutores de veículos e a experiência que a empresa está tendo com o Cyber Fleet, da Pirelli, entre outros pontos.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

Fernando Bortolin Sabemos que um dos produtos de ponta da empresa é o TPMF, sendo que a Schrader domina esse mercado nos Estados Unidos, mas na última edição da Recaufair vimos que a companhia já está comercializando os TPMFs (Sistemas de Monitoramento de Pressão de Pneus), no Brasil. Como está sendo essa experiência?

Rodolfo Amaral – Em primeiro lugar é bom dizer que nos Estados Unidos e na Europa esse tipo de produto virou lei. Desde 2007 todos os carros de passeio que saem das linhas de montagem nos Estados Unidos devem ter esse dispositivo. Na Europa isso virou lei em janeiro deste ano. 

Lá a sociedade entende que um dispositivo como esse permite não apenas o aumento da segurança veicular, da condução do veículo, como traz ganhos importantes em termos de economia de combustível. 

Nosso TPMF permite que o condutor saiba, em tempo real, as condições de pressão dos pneus e possa corrigir possíveis distorções entre o que pede o manual do proprietário e a leitura que nosso sistema exibe.

No Brasil há ainda um grande desconhecimento desse sistema, não é lei, ou seja, ninguém é obrigado a instalar esse dispositivo. Nós estamos comercializando o TPMF para veículos de passeio há seis meses e vendemos 50 kits completos até o momento. 

Isso é muito, isso é pouco? Trata-se de uma novidade para o consumidor brasileiro e estamos trabalhando para tornar esse produto – e sua finalidade – mais conhecido. Nos Estados Unidos temos 54% do mercado global de TPMF, algo em torno de 306 milhões de sensores instalados.

Fernando Bortolin – Na Recaufair vocês também apresentaram o TPMF para veículos de carga, mas o mesmo ainda estava em testes. Como está sendo o desempenho e quando eles chegam ao mercado?

Rodolfo Amaral – Realmente ainda estamos em fase de testes com os TPMFs para caminhões e ônibus. Estamos realizando esses testes junto a caminhoneiros autônomos e um frotista em Minas Gerais, mas deve demorar um pouco ainda para que possamos oferecer isso ao mercado brasileiro. 

Fernando Bortolin – Em junho deste ano a Pirelli anunciou na Reifen 2012 o Cyber Fleet, um sistema eletrônico de monitoramento de pneus que foi desenvolvido em conjunto com a Schrader Electronics. Você pode falar algo sobre isso?

Rodolfo Amaral – O que posso dizer sobre esse sistema é que ele é diferente do TPMF, pois agrega um valor a mais. O Cyber Fleet é um TPMF, mas traz como diferencial a possibilidade de você fazer a gestão da frota em tempo real. Ou seja, ele administra a questão dos pneus como o TPMF, mas, além disso, ele emite sinais para a central de logística da empresa de transportes e, com isso, permite um controle da frota – de posição, de gastos com os pneus, etc. Ele não é só um TPMF, o Cyber Fleet é um sistema de telemática.

O Cyber Fleet foi desenvolvido para a Pirelli que comprou todos os direitos de uso e a Schrader dá todo o suporte técnico, por isso não podemos falar nada além disso. Sabemos que o Cyber Fleet está em testes em frotistas na Europa e as respostas dadas pelo sistema estão sendo excelentes. 

Em recente contato com executivos da Pirelli no Brasil, a empresa destacou que  o Cyber Fleet já está em testes no País, sendo uma das grandes novidades da empresa de pneus italiana para o mercado brasileiro. 

Para mais informações acesse: 

Manuais sobre produtos disponíveis no site da empresa 

Ferramentas para montagem e desmontagem de talões 

Válvulas Universais para caminhões 

Válvulas para pneus sem câmara 

Conserto de pneus e acessórios 

Linha de preparação de ar 

Produtos para sistemas de refrigeração

Destaques

%d blogueiros gostam disto: