Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.
Fábrica da Henkel em Düsseldorf, Alemanha. Fonte: divulgação.

Solução da Henkel ajuda Mercedes-Benz a economizar um milhão de litros de água

Prepalene-X, usado no processo de pintura, garantiu economia de 20.000 kw/ano.

O Prepalene-X é usado no processo de fosfatização da carroceria, no preparo da superfície metálica para receber a pintura. Foto: divulgação.

A Mercedes-Benz do Brasil adotou em sua fábrica de caminhões de Juiz de Fora (MG), um novo processo para tratamento de superfície de carroceria de seus caminhões da Henkel.

A solução, conhecida como Prepalene-X, é aplicada no processo de fosfatização da carroceria, no preparo da superfície metálica para receber a pintura.

Nesse processo, o chassi de aço passa por banhos em soluções químicas (desengraxante, condicionador e fosfato) e respectivos enxagues em grandes tanques.

Segundo o gerente técnico da Henkel, José Carlos Baltazar, o uso do condicionador líquido Prepalene-X permitiu um avanço na qualidade do ‘banho de condicionador’, que passou a demandar apenas 1/5 da energia necessária anteriormente.

“Isso porque deixou de ser necessário que a substância ficasse em constante circulação”, diz Baltazar. “Além disso, o Prepalene-X possibilitou que a solução diluída para o banho condicionante dure até oito vezes mais quando comparado a um condicionador tradicional, o que gerou redução do descarte de água e químicos”, descreve.

O resultado final da aplicação do Prepalene-X se refletiu na economia de aproximadamente 1 milhão de litros de água por ano, além da redução do volume de produtos químicos necessários para o tratamento de efluentes. Na ponta do lápis, isso garantiu uma economia de 20.000 kw por ano.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: