Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Sumitomo integra base de associados da ANIP

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) passou a contar com mais uma empresa produtora de pneus em seu quadro de associados: a Sumitomo.

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) passou a contar com mais uma empresa produtora de pneus em seu quadro de associados: a Sumitomo, que no Brasil opera com as linhas de produtos Dunlop e Falken. A Sumitomo inaugurou sua fábrica no Paraná no último trimestre de 2013.

“Quando se instala um fabricante deste porte no País é uma indicação clara de que temos um mercado em crescimento”, aponta o presidente executivo da ANIP, Alberto Mayer, em nota ao mercado.

Segundo ele, a elevação da renda média nacional e a expansão da produção automobilística permitem a instalação de novas fábricas e de mais fabricantes no Brasil.

Mayer ressalta que as exportações já foram substancialmente maiores e que em 2013 os pneus importados responderam por 39% do consumo aparente.

“Se conseguirmos melhorar a competitividade da indústria local, que hoje é bastante afetada pelo chamado custo Brasil, vamos poder ver uma nova fase de investimentos no setor”, diz.

Por falar em importações, os dados da Associação mostram que a balança comercial do setor ficou negativa em US$ 54,286 milhões em janeiro deste ano. A participação de pneus importados no consumo aparente se manteve na faixa de 39%, destaca o informe de mercado da ANIP.

A importação oriunda da China teve um crescimento de 8%, sem contar pneus para duas rodas, puxada pela expansão na compra de pneus de carga. No setor de pneus para duas rodas houve, ao contrário, forte redução das importações de origem chinesa.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: