Transportepress.com
Portal de notícias sobre transporte.

Tecon Imbituba recebe novo serviço da Hamburg Sud

A Hamburg Sud/Aliança iniciou um novo serviço através do Tecon Imbituba, terminal portuário localizado no sul de Santa Catarina e administrado pela Santos Brasil: o transporte de contêineres via cabotagem.

1660273_533388973425672_661729867_nA Hamburg Sud/Aliança iniciou um novo serviço através do Tecon Imbituba, terminal portuário localizado no sul de Santa Catarina e administrado pela Santos Brasil: o transporte de contêineres via cabotagem.

O início das operações se deu através do navio Aliança San Martin, no último dia 14. A partir de agora ele fará escalas semanais em Imbituba, aportando todo sábado pela madrugada com previsão de partida no mesmo dia, informa a Santos Brasil.

Segundo a empresa esse novo serviço deve impulsionar a economia regional, uma vez que facilitará o escoamento de cargas para as regiões Norte e Nordeste, especialmente para os portos de São Luís (MA), Manaus (AM), Pecém (CE), Suape (PE) e Salvador (BA).

A Santos Brasil destaca que os contêineres embarcados em Imbituba devem ser descarregados em Santos e de lá seguir nos navios da Aliança para os destinos finais, beneficiando diretamente produtores do agrobusiness e diversas empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Complemento

Outro serviço da Hamburg Sud, o UCLA, que já atende a rota Golfo do México e Caribe com escala semanal em Imbituba, vai sofrer mudança e concentrará todo o transbordo destas áreas e River Plate (Argentina e Uruguai) no porto catarinense. “Antes, só tínhamos cargas para importação e exportação, mas agora o Tecon Imbituba poderá armazená-las e carregá-las em navios de cabotagem a outros portos”, diz em nota o gerente comercial da Santos Brasil em Imbituba, Paulo Pegas.

A ampliação do mix de serviços do Tecon Imbituba aumenta as possibilidades de a empresa focar em outros mercados, como o asiático. “Temos um excelente terminal com tecnologia de ponta e de fácil acesso, sendo uma importante alternativa logística para o Sul do País”, reforça o executivo.

A capacidade de movimentação do Tecon Imbituba é de 450 mil TEU/ano (medida padrão referente a um contêiner de20 pés). Contudo, pode ser ampliada para 970 mil TEU em médio prazo em função da demanda por novos serviços.

Sobre o porto

O porto de Imbituba fica em uma enseada de mar aberto, tem calado de 15 metros de profundidade e está estrategicamente localizado no Sul de Santa Catarina, a 360 quilômetros de distância de Porto Alegre (RS) e de Curitiba (PR), com fácil acesso rodoviário pela BR-101 e à malha ferroviária regional. “Com estes serviços, também estamos abrindo novas frentes de negócios para empresas dos segmentos metal mecânico, automotivo, ceramista, alimentício e de cargas refrigeradas, como carnes”, diz Paulo Pegas.

Destaques
error: Conteúdo protegido.
%d blogueiros gostam disto: