Toyota inaugura nova fábrica no Brasil e prevê nova unidade de motores

A Toyota inaugurou uma nova fábrica hoje no Brasil. Ela fica em Sorocaba (SP) e será responsável pela produção do novo Etios, em um projeto que envolveu investimentos totais de US$ 600 milhões.

Nova fábrica da Toyota, em Sorocaba (SP)

A Toyota inaugurou uma nova fábrica hoje no Brasil. Ela fica em Sorocaba (SP) e será responsável pela produção do novo Etios, em um projeto que envolveu investimentos totais de US$ 600 milhões.

Segundo a empresa, a nova fábrica terá capacidade de produção inicial de 70 mil veículos por ano, além de gerar cerca de 1.500 empregos.

“Estou extremamente encantado por poder presidir a cerimônia de inauguração desta fábrica e apresentar a vocês o Etios, verdadeiro carro brasileiro feito para brasileiros. Somente quem fez esforços no País pode conhecer os caminhos que o Brasil pode construir. Do fundo do meu coração, deixe-me dizer que a Toyota quer crescer junto com o Brasil” disse em nota o presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda.

Os planos da empresa para o mercado brasileiro são grandes.

Segundo o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, a intenção é dobrar as vendas da Toyota nos próximos dois anos e se tornar uma das líderes do mercado automotivo brasileiro nos próximos 10 anos. “Estamos testemunhando hoje um marco para a Toyota”, disse ele.

A nova unidade da Toyota conta com uma área total de 3,7 milhões de m² e é a primeira do país desenvolvida com o mesmo conceito utilizado na matriz, no Japão, o chamado “Ecofactory” que se baseia em reduzir as emissões e geração de resíduos e compostos prejudiciais ao meio ambiente, reutilização das águas pluviais e preservação da área.

O Novo Etios

O novo carro da Toyota começará a ser produzido a partir de setembro e será oferecido ao mercado em duas versões: hatckback e sedã.

Segundo a engenharia da empresa, o Toyota Etios foi totalmente desenvolvido para o mercado brasileiro e representa a entrada da empresa no segmento de carros compactos.

O Etios terá dois tipos de motorização, sendo motores de 1.3L e 1.5L flex, ambos com 16 válvulas para a versão hatch. Já o sedã virá com o motor 1.5L flex. Outra característica é que eles chegarão às lojas equipados com freios ABS e air bag de série.

Em tempo

Além do anúncio da nova fábrica em Sorocaba, a Toyota informou hoje que construirá um novo parque fabril no Brasil, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Essa nova unidade será responsável pela produção de motores 1.3L e 1.5L para o Etios e 1.8L e 2.0L para o Corolla.

O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2015. A fábrica foi projetada para ter uma capacidade anual de produção de 200 mil motores por ano.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: