Volvo e Renova desenvolvem caminhão autônomo para coleta de lixo

O Grupo Volvo e a Renova, empresa sueca especializada em soluções voltadas para a coleta e correta destinação de resíduos e reciclagem, estão testando o primeiro caminhão autônomo voltado para a coleta de lixo com potencial para utilização em ambiente urbano do mundo.

Desde 2016, o Grupo Volvo já realiza testes com um modelo FMX autônomo para operações em mineração, na mina de Kristineberg no norte da Suécia.

Assim com o modelo voltado ao setor de mineração, o caminhão de coleta de lixo autônomo conta com sensores que fazem o monitoramento de toda a região próxima ao veículo.

A rota é pré-programada e o caminhão se dirige de uma caçamba de lixo para a outra de forma autônoma.

“Motorista e garis podem focar na coleta de lixo e não precisam entrar e sair do caminhão cada vez que o veículo vai de uma lixeira a outra”, informa em nota o diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo, Lars Stenqvist.

Entre os ganhos da operação está a redução do risco de lesões ocupacionais, tais como o desgaste da articulação do joelho, além de vantagens ambientais, uma vez que trocas de marcha, direção e velocidade são continuamente otimizadas para permitir baixo consumo de combustível e baixas emissões de gases que afetam o Efeito Estufa.

Mais informações, acesse: Grupo Volvo/veículos autônomos

Destaques