Volvo testa sistema SARTRE de condução em comboios

A Volvo Car Corporation informou nesta segunda-feira, 28, ter obtido sucesso com o teste de seu sistema SARTRE que busca a maior segurança no transporte em estradas de rodagem através de comboios de caminhões, carros e ônibus.

Linda Wahlström, gerente do projeto SARTRE

O teste foi realizado em 200 quilômetros de estradas da Espanha com um caminhão (guia) e três veículos de passeio (Volvo XC60, Volvo V60 e Volvo S60 plus).

Os veículos andaram a uma velocidade média de 85 km/h, com espaçamento entre os mesmos de 6,0 metros de distância, um do outro, mas ao longo do teste, a Volvo informa que essa distância chegou a ser reduzida para 5,0 metros e alongada até 15 metros, todas com êxito.

A própria empresa destaca que à primeira vista parece assustador aos motoristas que seguem o comboio soltar as mãos do volante e demais controles de direção, sendo guiados pelo líder do pelotão.

Segundo a empresa, durante o teste os motoristas dos automóveis chegaram a trabalhar em seus laptops e a ler livros durante o trajeto, mas a aplicação do sistema demandará dos futuros usuários um período de adaptação.

O projeto SARTRE foi iniciado em 2009 e ao todo já foram realizados 10 mil quilômetros de testes com o sistema.

“As pessoas acham que a condução feita dessa forma é ficção científica, mas o fato é que a tecnologia já está aqui e funcionou muito bem”, disse em nota a gestora do projeto SARTRE, Linda Wahlström.

Para saber mais, acesse o vídeo do teste SARTRE.

Destaques

%d blogueiros gostam disto: