‘Air Free Concept Tire’, um pneu sem ar

Um pneu não-pneumático. Essa é a proposta do ‘Air Free Concept Tire’, apresentado ao mundo durante a 43 Tokyo Motor Show 2013.

Com uma única estrutura de raios que se estendem ao longo do interior do pneu – que suportam o peso do veículo – não há a necessidade de encher o pneu de ar. Os raios são ‘abraçados’ pela banda de rodagem o que torna desnecessário o uso de ar para encher o pneu, ou sucessivas manutenções para manter a temperatura e pressão ideais.

Segundo a Bridgestone, os raios são feitos a partir de resinas termoplásticas que se tornam flexíveis quando aquecidas. Todos os materiais utilizados na construção no ‘Air Free Concept Tire’ são recicláveis, além de estarem dentro do conceito de pneus verdes.

Uma das características do pneu não-pneumático da Bridgestone é a baixa resistência ao rolamento, o que lhe permite mais desempenho, longevidade, economia de combustível e menor índice de emissão de CO2.           

No caso do protótipo apresentado em Tóquio, de primeira geração, está dimensionado para suportar um veículo de 100 quilos que rode a uma velocidade máxima de 60 km/h.

O ‘Air Free Concept Tire’ é uma iniciativa ‘verde’ da Bridgestone que tem por compromisso usar 100% de materiais sustentáveis e meta de redução de 50% na emissão de CO2 em longo prazo.

Air Free Concept TireBridgestone
Comentários (0)
Comentar