Brasileiro trabalhou até o dia 29/05 para pagar impostos

 

De 31 de dezembro a 29 de maio (ontem) os brasileiros trabalharam apenas para pagar impostos. Foram 4 meses e 29 dias, ou 150 dias redondos.

A conta é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e mostra o peso da carga tributária incidente na forma de impostos federais, estaduais e municipais.

Segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, 2012 já bateu recorde de peso tributário sobre os consumidores brasileiros.

No ano passado, o brasileiro trabalhou 149 dias, um dia a mais que em 2010 (148 dias) e dois dias a mais que em 2009 (147 dias). Em relação à década de 1970, quando eram necessários 76 dias de trabalho, o número praticamente dobrou, destaca Olenike.

Ontem, em comemoração ao Dia da Indústria, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, mencionou o peso dos tributos como elemento crucial de perda de competitividade da indústria nacional, ao lado dos juros altos e da burocracia.

A pesquisa do IBPT avaliou a tributação incidente sobre os salários, que é formada principalmente pelo Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), pela contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelas contribuições sindicais.

Além disso, o cidadão paga a tributação sobre o consumo – já inclusa no preço dos produtos e serviços – (ICMS, IPI, ISS, por exemplo) e também a tributação sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITBI, dentre outros). Arca ainda com outras tributações, como taxas de limpeza pública, emissão de documentos e contribuições para iluminação pública, por exemplo.

Dia da IndústriaImposto de Renda Pessoa Física (IRPF)Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)João Eloi OlenikePaulo Skafpresidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Comentários (0)
Comentar