Cooper ganha reforço para construir pneus com Guaiúle

A Cooper Tire & Rubber – empresa pertencente a Apollo Tyre, da Índia – ganhou um novo parceiro dentro do consórcio formado para pesquisas e desenvolvimento de borracha natural a partir do Guaiúle, um arbusto nativo do deserto de Chihuahua, no México, e do Sudoeste dos Estados Unidos: a PanAridus.

A Cooper realiza pesquisas patrocinadas pelo Departamento de Agricultura (USDA) e de Energia (DOE) dos Estados Unidos e atua dentro do consórcio formado pela Universidade do Estado do Arizona e o serviço de pesquisas de agricultura do USDA.

Dentro do contexto, caberá à PanAridus o desenvolvimento de processos comerciais para a produção da borracha natural com base no Guaiúle, voltada para a produção de pneus.

Além da Cooper, outras empresas de grande porte buscam soluções em novos materiais e insumos, como a Bridgestone – que conta com uma fazenda na cidade de Eloy, nos Estados Unidos, com plantações de 281 acres da planta -, e a Pirelli, que ao lado da Versalis INI, também realiza pesquisas do gênero.

A Apollo Vredestein, subsidiária europeia da Apollo Tyres, indiana, também realiza estudos do gênero, acrescido do Dandelion, uma planta original da Rússia – que no Brasil é conhecida como Dente de Leão.

Em julho do ano passado, a empresa apresentou ao mundo dois pneus integralmente feitos com os dois insumos: um com base no Guaiúle e outro com base no Dandelion (conforme mostram as imagens em anexo).

No caso da Apollo Vredestein, a empresa conta com o apoio da Comissão Europeia, dentro do chamado projeto EU-Pérolas.

Há iniciativas interessantes também com pneus à base de óleo de soja, uma iniciativa premente na Goodyear e Firestone, dos Estados Unidos, todas com um desejo comum de criar alternativas sustentáveis para a produção de pneus do futuro.

Para saber mais sobre o tema, o site Transportepress.com conta com conteúdos sobre todas as iniciativas do gênero. Para ler e pesquisar, acesse:

Guaiúle

Dandelion

Biomassa

Borracha Natural

 

BorrachaBorracha NaturalCooperguaiúleInternacionaisRecapagem
Comentários (0)
Comentar