Cyber Fleet deve chegar ao mercado até fevereiro de 2013

Com mais de 1,0 milhão de quilômetros rodados em estradas da América do Sul e Europa, a Pirelli já está pronta para oferecer ao mercado o Cyber Fleet, um sistema de monitoramento de pressão, temperatura e logístico que permite um controle em tempo real das condições dos pneus, seja pelo condutor do veículo, seja pelo gestor da frota.

O sistema, desenvolvido em conjunto com a Schrader, tem como base um chip que é colocado na parte interna dos pneus e antenas emissoras de sinais, instaladas nos eixos dos veículos.

Essas antenas captam as informações emitidas pelo chip e as transferem, via satélite, para um display dentro da cabine do caminhão e para a empresa, base operacional de transportes, onde um gestor de frota ou de pneus pode acompanhar, em tempo real, informações precisas dos pneus.

Um dos itens a serem monitorados é a pressão dos pneus, destacadamente um dos mais sérios problemas registrados em pesquisas de gestão de pneus. A baixa inflação, além de elevar o consumo de combustível e tornar o transporte mais inseguro, reduz a vida dos pneus, tornando o custo do transporte mais alto.

Segundo a empresa, que realizou testes do Cyber Fleet em transportadoras de ponta no Brasil – ao longo de março deste ano – destaca que os resultados obtidos aqui se assemelham aos obtidos nos testes feitos com transportadores europeus – que iniciaram os mesmos testes em julho passado por estradas da Alemanha, Itália e Suécia.

A partir dessas experimentações, a Pirelli acena com a possibilidade de iniciar a comercialização do produto a partir de janeiro ou fevereiro de 2013.

Vale lembrar que sistemas TPMS são obrigatórios para os veículos que saem de fábrica nos Estados Unidos e cuja obrigatoriedade também será aplicada nos países europeus.

Não é só a Pirelli que tem sistema do gênero – embora seja, sem dúvida, um dos mais avançados tecnologicamente falando -, mas a Continental, Bridgestone, Goodyear e Michelin também já apresentaram seus sistemas de controle na série das últimas semanas.

A própria Schrader– a maior especialista do mundo para esse tipo de equipamento – anunciou, recentemente, um sistema TPMS para veículos OTR durante a MineExpo, em Las Vegas (EUA). A Brigestone também apresentou nesta feira, o B-TAG (Bridgestone Intelligent Tag), um sistema muito semelhante ao Cyber Fleet, mas para veículos (e pneus) OTR.

B-TAG (Bridgestone Intelligent Tag)BrigestoneCyber FleetFabricantesMineExpoPirelliProdutosSchraderTPMS
Comentários (0)
Comentar