Ford quer zerar uso de água potável em suas fábricas até 2020

Alinhada às iniciativas globais de gerenciamento de água – e compromissada com programas estabelecidos por organismos internacionais como os da Organização das Nações Unidas (ONU) -, a Ford vem superando metas no uso racional de água potável em suas unidades operacionais e produtivas ao redor do mundo.

Entre 2000 e 2015, a companhia obteve uma economia superior a 38 bilhões de litros de água, em uma estratégia batizada de ‘Plano Global de Redução de Consumo’, iniciado em 2000. Já em 2013, a companhia antecipava meta estabelecida para atingimento apenas em 2015.

O novo desafio lançado pela companhia é alcançar a meta de redução no consumo de água potável em 72% e, a partir de 2020, zerar completamente o uso nas suas fábricas no mundo. Entre 2000 e 2015 já obteve economia de 61% no consumo de água e está trabalhando para usar somente água reciclada na produção de seus veículos.

Boa parte dos resultados alcançados pela empresa foi obtido com a ajuda de novas tecnologias em áreas como usinagem e pintura e também de gerenciamento, com a medição de consumo em tempo real. A empresa também faz avaliações contínuas para buscar novas oportunidades de economia.

De toda a água do planeta, menos de 1% está disponível para consumo humano, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Os restantes 99% são água salgada dos oceanos, água congelada nos polos ou em locais inacessíveis para uso.

"A Ford reconhece o direito humano à água", destaca o vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança da Ford, Kim Pittel.

"A meta de zerar o uso de água potável nos processos industriais e a adesão ao programa da ONU mostram esse compromisso. Além de reduzir o uso de água nas nossas instalações, estamos compartilhando essas práticas com os fornecedores e multiplicando o seu impacto", diz.

Para saber mais sobre as iniciativas de sustentabilidade e meio ambiente da Ford (Brasil), acesse os links:

Meio Ambiente

Fábricas

Política Ambiental

Mudanças Climáticas

Relatório Ambiental

Relatório de Sustentabilidade 2015 (em inglês)

 

Agência de Proteção AmbientalÁguaEPAFordFord SustentabilidadeONUOrganização das Nações UnidasPlano Global de Redução de Consumo
Comentários (0)
Comentar