Frota Certa, novo serviço da Michelin que ajuda transportador na gestão de custos

Baseado na Sascar, sistema atua na redução de custos de pneus e combustíveis
Antonio Crespo é diretor de Marketing e Vendas da Michelin América do Sul

A Michelin do Brasil apresentou ao mercado na terça-feira, 13 o Frota Certa, uma prestação de serviços que atua em três pilares de apoio ao transportador brasileiro: 1) redução de custos com pneus e combustíveis; 2) produtividade (com maior disponibilidade do veículos e menor número de paradas para manutenção); e 3) segurança (redução do risco de acidentes).

Por trás do Frota Certa está a estrutura da Sascar, empresa brasileira especializada na gestão de frotas de caminhões pela internet – através de sistemas de telemática, que foi adquirida pela Michelin em 2014, em um negócio de € 440 milhões.

“Ao longo dos últimos meses realizamos testes junto a parceiros do transporte e desenhamos o modelo de negócios que hoje apresentamos ao mercado”, disse o diretor de Marketing e Vendas da Michelin América do Sul, Antonio Crespo, durante apresentação do Frota Certa e do novo pneu para transporte de passageiros, o Michelin X Incity Z, na medida 275/80 R22.5, em São Paulo.

Na época da aquisição da Sascar, o então o presidente do Grupo Michelin, Jean-Dominique Senard, destaca que a aquisição levava em conta uma das tendências da indústria de pneus no Brasil (e no mundo), que era a de mesclar sistemas de telemetria (dos pneus aos cavalos mecânicos e carretas), dotando o gestor de frota de uma ferramenta que lhe propicie o controle, em tempo real, da localização do veículos (e dos pneus), da forma como o veículo é dirigido, e da possibilidade de correção de ‘erros’ e fatores associados à operação.

É exatamente isso que o Frota Certa pretende fazer. “A filosofia é reduzir o custo do transporte”, afirma Antonio Crespo, ao destacar hoje a aplicação do sistema sobre uma frota superior a 13.000 veículos.

“O sistema possibilita inspeções regulares, relatórios online aos gestores de frota, recomendações de nossos profissionais, planos de ação e ações concretas. Diferente de uma consultoria, esse apoio é fornecido pela equipe de profissionais da Michelin”, disse.

O serviço é feito diretamente no usuário, através da visita do responsável técnico, que verifica a pressão e a profundidade da escultura e identifica eventuais anomalias. Esses dados são processados e transformados em relatórios que podem ser acessados pelos usuários no Portal Frota Certa, a qualquer momento, em qualquer aparelho com acesso à internet.

Kit de inspeção usado pelo Frota Certa

Além desse diagnóstico, a Michelin presta, de forma regular, uma consultoria em que auxilia os transportadores e frotistas a transformarem essas informações em ações concretas para melhoria na gestão do seu negócio.

“O Frota Certa tem como foco o cliente e suas necessidades são o nosso ponto de partida. Escutamos o cliente, estudamos e aplicamos as melhores soluções e comprovamos ao cliente os avanços que ele teve”, diz.

Para mais informações, acesse: Sascar e Michelin

Antonio CrespoFrota Certagestão de transportesJean-Dominique SenardMichelinSascartelemetria