Programa Volvo de Segurança no Trânsito completa 30 anos

De acordo com o Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, desenvolvido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), os acidentes com caminhões e ônibus – nas rodovias federais – estão em segundo lugar no ranking de acidentes por tipo de veículo, atrás apenas das colisões envolvendo automóveis.

Os dados mostram que, em 2015, aconteceram 122 mil acidentes nas rodovias federais que resultaram em 6.862 mortos. Desse total, 1.208 mortes foram provocadas por falta de atenção; 946 por velocidade incompatível; 591 por ultrapassagem indevida; 480 por ingestão de álcool, 405 por desobediência à sinalização e, apenas, 154 por problema mecânico nos veículos e 110 por defeito nas vias.  

Com o objetivo de chamar a atenção para esse tipo de problema e buscar a mitigação disso, a Volvo tem empreendido há 30 anos o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), uma temática que as vezes parece ou deixa transparecer que a sociedade está acostumada a tratar acidentes de trânsito como tragédias inevitáveis.

 

“Não se trata apenas de reduzir os acidentes envolvendo nossos veículos, mas do impacto que isso gera para a sociedade.  Hoje, grande parte dos transportadores já percebe o valor da segurança. Neste sentido, o trabalho do PVST expande a relação de confiança entre a Volvo e seus clientes, pois agrega valor aos nossos produtos e serviços a medida que disponibiliza ferramentas que auxiliam as empresas a adotar uma gestão voltada para a segurança”, afirma em nota o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann.

“A cultura de segurança acontece, efetivamente, quando a alta liderança das empresas está realmente engajada e comprometida. É isso que faz a diferença e traz consequências positivas diretas na forma com que os motoristas dirigem, no respeito para com os demais nas estradas e na adoção de jornadas adequadas, por exemplo. Por essa razão, nosso trabalho tem sido focado em ações para somar esforços, engajar as entidades de classe, as transportadoras e os motoristas para juntos encontrarmos soluções que reduzam o número de acidentes. É impossível atingirmos Zero Acidentes sozinhos”, destaca a coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, Anaelse Oliveira.

Entre as ações desenvolvidas com esse novo foco do PVST estão seminários com empresários transportadores (clientes e não clientes), que compartilham experiências e levam contribuições para melhoria da segurança. São debatidos temas com jornada de trabalho, período de descanso, desenvolvimento dos motoristas, renovação de frotas e a implementação da norma de segurança ISO 39001.

Desde que adotou a visão Zero Acidentes, o PVST realizou nove seminários regionais, reunindo mais de 1200 empresários de transporte nas principais capitais e regiões do País. Após cada encontro, 70% dos empresários participantes manifestaram intenção de implantar, no futuro, a ISO 39001 em suas companhias.

Zero Acidentes

A Visão Zero é um posicionamento de segurança no trânsito aprovado pelo Parlamento Sueco em outubro de 1997, segundo o qual ninguém será morto ou ferido gravemente em acidentes de trânsito. Trata-se de uma visão estratégica de longo prazo.

Além de estratégica, é uma atitude ética perante a sociedade, pois o princípio da Visão Zero é que, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico dos veículos, o homem continuará a cometer erros no trânsito, mas não pode pagar por eles com sua própria vida.

A Suécia, apesar de ter um pequeno percentual de fatalidades no trânsito, já reduziu em mais de 50% o número de mortos e espera chegar à zero, ou muito próximo disso, em 10 anos.

Para mais informações, acesse:

Atlas da acidentalidade

Zero Acidentes

Anaelse OliveiraAtlas da acidentalidadeFabiano TodeschiniISO 39001]Programa Volvo de Segurança no TrânsitoPVSTVisão ZeroVolvoWilson LirmannZero Acidentes
Comentários (0)
Comentar