Sumitomo vai patrocinar a produção de borracha natural no Paraná

A Sumitomo Rubber, sexta maior empresa produtora de pneus do mundo, manifestou interesse em comprar insumos e matérias-primas de fornecedores do Estado do Paraná, local onde está construindo sua primeira fábrica de pneus no país. 

Um dos alvos é a borracha natural, onde a empresa japonesa investiria em pesquisa para posterior transferência de tecnologia aos produtores do Estado do Paraná. 

Essa posição foi apresentada pelo board da Sumitomo Rubber no Brasil à Secretaria de Agricultura do Paraná no final de abril e foi aceita pelo governo daquele estado. 

O próximo passo seria a criação de um programa para a expansão do plantio de seringueiras no Paraná, com o objetivo central de fornecer os insumos para a construção dos pneus a serem produzidos pela Sumitomo.

Para a consolidação desse projeto foi acordado no último dia 25 de abril a assinatura de um protocolo de intenções que teve a participação da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Instituto Emater. 

Pelo protocolo, a responsabilidade da Cocamar é a de fomentar o plantio de seringueiras pelos produtores cooperados, cabendo à Iapar e Emater a geração de tecnologia e prestação de assistência técnica aos produtores locais. 

Segundo a Agência de Notícias do governo paranaense, o estado já tem um plantio comercial de seringueiras, de cerca de 850 hectares, na área de abrangência da Cocamar. 

A produtividade média local é de cerca de 2 mil quilos anuais por hectare, o que estaria entre 10% a 12% acima da produtividade média nacional. 

O vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, afirma que há potencial para expansão de pelo menos 2 milhões de hectares com o cultivo de seringueira no Norte do Paraná.

Já na visão do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o estado tem condições de solo e clima propícias para a produção de borracha de qualidade. Além disso, a produção local teria na proximidade com a fábrica da Sumitomo Rubber uma vantagem competitiva. 

“Se o acordo for concretizado, será a primeira vez que o plantio da seringueira no estado terá um aliado de peso com garantia efetiva de compra”, disse Ortigara.

BorrachaBorracha NaturalCooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar)FabricantesInstituto Agronômico do Paraná (IaparInstituto EmaterJosé Fernandes Jardim JúniorNorberto OrtigaraParanáSumitomo Rubber
Comentários (0)
Comentar