Brasil tem 193 startups com soluções focadas no setor automotivo

28% atuam em logística e transporte e 27% em mobilidade aponta estudo Liga Insights AutoTech.

 

O mercado brasileiro conta hoje com 193 startups com soluções voltadas especificamente ao segmento automotivo. Desse universo, 28% investem em logística e transporte, 27% em recursos para mobilidade, 23% em tecnologia automotiva e 22% em tecnologia aplicada.

Os dados fazem parte do estudo Liga Insights AutoTech, realizado pela aceleradora Liga Ventures e tomou por base um universo de 5 mil startups em operação no país.

Uma das principais tendências verificadas pelo estudo é a expansão do compartilhamento de veículos, com uma série de startups focadas em facilitar esta prática, destaca o sócio-diretor da Liga Ventures, Rogério Tamassia.

“O compartilhamento já é conhecido entre consumidores, mas começa a entrar no mundo das empresas. Esta nova cultura de mobilidade vai mudar tudo, incluindo a forma de produzir o veículo, o design, autonomia e durabilidade”, diz.

Outros destaques apontados pelo executivo são soluções voltados ao carro automatizado e de assistência ao motorista. “Já há no Brasil iniciativas de carros que ligam e desligam sozinhos, têm o perímetro de utilização predefinido pelo proprietário, dispositivos de check-in e check-out do veículo pelo celular e sensores inteligentes que monitoram toda a frota e comportamento dos motoristas”, descreve.

“São tecnologias ainda incipientes no país, mas que prometem tornar os veículos ainda mais inteligentes no futuro”, explica Tamassia.

A adoção da Indústria 4.0 e de sistemas inteligentes de gestão é outra tendência lembrada pelo executivo e apontada pela pesquisa.

“Tecnologias como realidade aumentada, inteligência artificial e Internet das Coisas passam a entrar no radar das empresas do segmento, com sistemas conectados e dados em tempo real para o monitoramento de processos de qualidade, garantia de conformidade de produção e busca por melhorias e eficiência nas linhas e cadeias produtivas”, descreve.

Outra novidade são soluções com alto impacto social, como algumas iniciativas de “Smart City” – em que o veículo e o motorista ajudam a identificar e reportar problemas na cidade – e sistemas de educação e otimização do uso de transporte público, coletivo e compartilhado.

Segundo Tamassia, a maior parte das startups atua nas áreas de logística e transportes, vindo em seguida mobilidade, tecnologias automotivas e tecnologias aplicadas.

“O estudo apontou 22 categorias principais de negócio, bastante diversas e complementares, que vão desde soluções de Gestão de Frotas e roteirização, até Drones e Experiência do cliente em compra, venda e revendas de automóveis, com soluções que têm potencial para aprimorar este mercado de forma expressiva”, afirma o especialista.

Número de startups no segmento: 193

Principais áreas das startups

1) Logística e transporte

2) Soluções para mobilidade

3) Tecnologia aplicada

4) Tecnologia automotiva

22 categorias com aplicações no setor Autotech

Categorias com mais startups

  • E-hailing/car-sharing
  • Ferramentas de Gestão / CRM
  • Last-mile delivery / Logística Reversa / Entregas
  • Marketplace Carros, Peças e Pesados
  • Serviços de Manutenção

Gestão de frotas e serviços de manutenção on-demand para veículos

  • Compartilhamento de veículos e frota e Soluções para Last-mile delivery
  • Serviços de Manutenção

Projetos para a comunidade

  • Soluções em Smart City – em que o veículo ajuda a identificar problemas na cidade
  • Sistemas de educação e otimização do transporte público

Categorias mais disruptivas

  • Indústria 4.0
  • Monitoramento do veículo / Automação

Para ver o levantamento completo, acesse: Liga Insights AutoTech

Inscrições até o dia 27 de agosto

A aceleradora Liga Ventures está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Liga Auto Tech, programa que prospecta, seleciona e acelera startups dos setores de mobilidade, transporte, logística e indústria automobilística.

Entre os parceiros da iniciativa estão empresas como Webmotors, Mercedes-Benz, Eaton, Sascar, Ticket Log, Repom, e patrocínio da ABDI.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de agosto. Entre 28 de agosto e 15 de setembro ocorre a fase de avaliação e entrevistas e o resultado das classificadas sai dia 29 de setembro.

O programa de aceleração das startups aprovadas terá início em 16 de novembro até 09 de fevereiro de 2018.

Destaques