Caminhão Volvo FM ELECTRIC 100% Elétrico. Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo

Volvo inicia testes com caminhões 100% elétricos no Brasil

As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística serão as primeiras a iniciar operações de transporte regular

Executivos das transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística recebem as chaves simbólicas dos caminhões pesados elétricos Volvo –  Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo

A Volvo Caminhões deu início a testes com caminhões 100% elétricos no Brasil. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística serão as primeiras a iniciar operações de transporte regular com esses veículos, destaca informe da montadora.

Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.

A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento.

Segundo a Volvo, os resultados preliminares de estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados já confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de CO2, dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras.

O estudo é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UNB) e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV/UFRGS),

O objeto final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. 

A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e muito conforto para o motorista.

Destaques