Energia: Mart Minas e Cemig assinam acordo de autoprodução

Autoprodução vai abastecer 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas Dom Atacadista, no Rio de Janeiro.

A Cemig e o Mart Minas, líder no segmento do Atacarejo de Minas Gerais, concluíram a negociação do primeiro contrato de autoprodução de energia do estado.

O acordo no Mercado Livre de Energia vai garantir o arrendamento de parte do parque solar fotovoltaico da UFV Jusante, em São Gonçalo do Abaeté (MG), visando a autoprodução de 20 megawatts de potência de energia renovável a partir de maio de 2024, abastecendo 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas Dom Atacadista, pertencentes ao grupo e localizadas no Rio de Janeiro.

A expectativa é que esse investimento resulte em considerável diminuição dos gastos energéticos das lojas, proporcionando uma gestão mais eficiente dos custos operacionais, destaca o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

Segundo ele, a construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões em projeto desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig GT e viabilizado por meio de negociações entre as empresas.

O que é a autoprodução

É uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, na qual as empresas geram sua própria energia, utilizando fontes renováveis e ecologicamente responsáveis.

O modelo promove a independência energética por meio de diversas fontes de energia limpa, como a solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e reduz a dependência de fontes tradicionais, suprindo o abastecimento da empresa, sem que ela precise acionar outros geradores.

Para obter mais informações, acesse: energialivre.cemig.com.br

Destaques