Duplicação da Serra das Araras envolve R$ 1,5 bi e entrega em 2029

A previsão é reduzir em 25% o tempo de percurso na pista de subida, sentido São Paulo, e em 50% na pista de descida, sentido capital fluminense.

A duplicação da Serra das Araras, localizada na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre São Paulo e Rio de Janeiro, obra orçada em R$ 1,5 bilhão, terá supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A obra tem por objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas e fluidez no tráfego reduzindo em até 50% o tempo de percurso no trecho.

A obra será executada pela concessionária CCR RioSP e contempla a ampliação da Serra das Araras para oito faixas – quatro em cada sentido – além dos acostamentos em ambos os lados da estrada. 

Hoje, cerca de 390 mil veículos circulam pelos dois sentidos mensalmente. Cerca de 30% do tráfego é composto por veículos pesados, com uma variedade de itens transportados, como grãos, carnes, laticínios e minérios, totalizando 43,96 milhões de toneladas de produtos por ano.

Hoje, são duas faixas para descer a Serra das Araras e outras duas faixas para subir. Depois de concluída, serão oitos faixas – quatro para cada sentido –, além dos acostamentos, um em cada sentido. Isso permitirá aumentar a velocidade de circulação de 40 Km/h para 80 Km/h, tanto na descida como na subida da Serra.

A previsão é reduzir em 25% o tempo de percurso na pista de subida, sentido São Paulo, e em 50% na pista de descida, sentido capital fluminense.

O que será feito  

.Implantação de 24 viadutos
.Duas rampas de escape na pista de descida
.Melhoria em 14 pontos de acesso
.Implantação de uma via marginal na pista sul, sentido São Paulo
.Execução de 93 contenções
.Instalação de 8 pontos de ônibus
.Instalação de 3 passarelas  

As obras devem durar 52 meses e mais de 30 canteiros simultâneos. São previstos 5 mil empregos e previsão de conclusão em 2029.

Segundo a ANTT, as melhorias irão beneficiar cerca de 20 milhões de pessoas, das regiões da Baixada e sul fluminenses, além da região metropolitana do Rio de Janeiro, entre municípios cortados pela Dutra ou sob influência dela.

Destaques