Transporte aéreo sem papel

Segundo a IATA, o setor de carga aérea atualmente produz 7.800 toneladas por ano só em documentação de embarque e o acordo coloca a CEVA um passo à frente para realizar operações de transporte aéreo sem papel.

logo 1A CEVA Logísticas anunciou nesta quarta-feira, 21, que está entre as primeiras empresas de gerenciamento de fretes a adotar o conhecimento de embarque em formato eletrônico (e-AWB) com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), entidade que representa cerca de 240 empresas do setor em todo o mundo, com 84% do total do tráfego aéreo.

O acordo de e-AWB basicamente substitui os termos e condições impressos anteriormente no verso do conhecimento de embarque (Air Way Bill) em papel, e é assinado por todos os agentes de cargas que participam do esquema.

“Este acordo com a IATA é uma etapa fundamental para operarmos em um ambiente de carga aérea 100% informatizado. Acreditamos que usando o e-AWB seremos capazes de processar cargas de forma mais eficiente, com pontualidade e rapidez, e, ao mesmo tempo, eliminaremos o uso desnecessário de papel, proporcionando benefícios ambientais para a CEVA e nossos clientes”, informa em nota  o vice-presidente global de transporte aéreo da CEVA, Peter Baumgartner.

A empresa conduzirá o processo em quatro sites: Nova Iorque, Atlanta, Londres e Frankfurt, com o objetivo de implantar o e-AWB em toda a sua rede, que abrange mais de 160 países em todo o mundo, até 2015.

Segundo a IATA, o setor de carga aérea atualmente produz 7.800 toneladas por ano só em documentação de embarque e o acordo coloca a CEVA um passo à frente para realizar operações de transporte aéreo sem papel.

 

Destaques