IPEM-SP autua postos de combustíveis por irregularidades

O posto com irregularidade tem dez dias para apresentar defesa e de acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

190 postos fiscalizados, 19 autuados por irregularidades e 3.151 bombas verificadas – 142 delas com irregularidades. Esse é o resultado da operação “Olhos de Lince”, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) entre os dias 21 a 24 de novembro, em postos da Capital, no Grande ABC, Baixada Santista, Campinas e região, e Ribeirão Preto.

Entre os postos com fraudes apuradas no fim de semana estão:

  • Capital: Auto Posto Portal do Ipiranga Ltda, localizado na Rua Barão de Resende, 66, no Ipiranga, bairro da zona sul.
  • Grande ABC: foram 48 postos fiscalizados. As equipes encontraram fraude no Auto Posto Letônia Ltda, localizado na Rua Letônia, 16. No total foram verificadas 225 bombas, sendo 33 bombas irregulares. As cidades fiscalizadas foram Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano.
  • Na Baixada Santista: foram 45 postos fiscalizados. As equipes encontraram fraude no Auto Posto Boqueirão Ltda, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva. No total verificaram 208 bombas, sendo 48 bombas irregulares. As cidades fiscalizadas foram Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente.
  • Na região de Campinas: foram 52 postos fiscalizados. As equipes encontraram fraude no Centro Automotivo C & G Ltda, localizado na Avenida Francisco Glicério, 725, centro, em Campinas. No total verificaram 312 bombas verificadas, sendo quatro bombas irregulares. As cidades fiscalizadas foram Campinas, Itapira e Mogi Mirim.
  • Em Ribeirão Preto: foram 45 postos fiscalizados. As equipes encontraram não encontraram fraudes. No entanto, foram encontradas irregularidades em dois postos, no Posto Monte Carlo Ereli e no Petronorte Comércio e Derivados de Petróleo Ltda. No total foram verificadas 193 bombas verificadas, sendo sete bombas irregulares.

Segundo o IPEM-SP, o posto com irregularidade tem dez dias para apresentar defesa. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Além de autuar o posto, o instituto irá apurar a responsabilidade da oficina encarregada da manutenção das bombas de combustíveis. Caso seja comprovado, a oficina poderá ter sua autorização cassada.

Para saber quais foram os postos com irregularidades, acesse: https://goo.gl/jSs9z0

Balanço do ano

De janeiro a outubro, o IPEM-SP já realizou visitas a 8.556 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, sendo 1.665 autuados. Foram verificadas 97.455 bombas de combustíveis, sendo 5.580 reprovadas.

Também foram apreendidas 85 placas, 75 pulsers e 69 conjuntos de cabeamentos com fraude. Neste mesmo período, foram emitidos 207 autos de infração contra as oficinas credenciadas.

Guia Prático de Consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio.

Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk

Veja mais em http://goo.gl/Waw0P1.

Destaques