Mau uso do pneu é a causa da soltura das bandas de rodagem

A má utilização do pneu, seja ele novo ou reformado, é a principal causa da soltura de bandas de rodagem nas estradas. A dica é dada pela Vipal, a maior empresa de reforma de pneus do Brasil e da América Latina.

Bandas Ecotread-1

A má utilização do pneu, seja ele novo ou reformado, é a principal causa da soltura de bandas de rodagem nas estradas. A dica é dada pela Vipal, a maior empresa de reforma de pneus do Brasil e da América Latina, que está trabalhando em conjunto com Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) e ao Tire Retread & Repair Information Bureau (TRIB) para esclarecer sobre a procedência dos chamados “jacarés”.

“As duas organizações ressaltam que esses pedaços de borracha são consequência da manutenção inadequada e descuidos na utilização dos pneus”, destaca informe da Vipal.

O descolamento da banda de rodagem ou do pacote de cinturas acontece na maioria dos casos por falta de controle da pressão do pneu, geralmente abaixo do especificado pelo fabricante do veículo, e descuido na sua manutenção.

A TRIB ressalta essa questão através de um estudo feito pelo Departamento de Polícia do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Os resultados comprovam que 86% dos jacarés inspecionados foram causados por pneus com pressão abaixo do recomendado.

Outros fatores relevantes, de acordo com a TRIB, são a sobrecarga e a superação do limite de velocidade especificada para o pneu. O estudo feito pelo departamento norte-americano comprovou que, na sua grande maioria, os problemas com jacarés são ocasionados por falta de manutenção e cuidado, fatores que fogem ao controle de fabricantes e reformadores de pneus.

Dessa forma, a importância da manutenção correta dos pneus é evidente, por isso a Vipal ressalta também a necessidade do transportador trabalhar com um reformador qualificado. Além de contar com uma Rede Autorizada (310 reformadoras na América Latina), a Vipal mantém equipes regionais permanentes e centros de distribuição em localidades estratégicas de modo a fornecer amplo suporte técnico tanto no Brasil quanto no exterior.

Ainda sobre o quesito desempenho, é importante reforçar que o pneu reformado oferece ao seu usuário a mesma segurança que um produto novo. Atualmente existem diversas certificações que no mundo todo que atestam a qualidade destes produtos. O Departamento de Transporte dos Estados Unidos, por exemplo, valida os pneus reformados de passeio, 4X4 e caminhonetes.

No Brasil, as unidades reformadoras de pneus devem possuir o registro do INMETRO, órgão regulador de normas técnicas no país, para poder operar.

processo de reforma 1 (700x466) 

Confira as dicas Vipal para manter os pneus de carga em bom estado:

.Calibrar os pneus periodicamente quando estiverem frios e com as pressões de enchimento recomendadas;

.Utilizar nitrogênio na calibragem dos pneus;

.Realizar rodízio periodicamente;

.Manter sempre as rodas limpas, livres de oxidação e em bom estado de conservação;

.Realizar inspeções periódicas para controle do desgaste da banda de rodagem;

.Efetuar balanceamento e alinhamento periodicamente;

.Montar e desmontar os pneus com ferramentas adequadas;

.Retirar o pneu para a reforma no momento certo;

.Aplicar os consertos de pneus e câmaras de ar, com produtos adequados e mão de obra especializada;

.Realizar a reforma em reformadores autorizados que ofereçam produtos de qualidade e garantia de serviços;

.Não rodar com o veículo sobrecarregado;

.Utilizar os freios adequadamente;

.Escolher o tipo de desenho de banda de rodagem adequada para a aplicação para o qual o veículo está destinado. Cada tipo de terreno exige um tipo específico de banda de rodagem.

Destaques