Minas Gerais ganha APL de petróleo, gás e naval

A cadeia produtiva dos setores de petróleo, gás e naval do Estado de Minas Gerais ganham um reforço de peso a partir desta quarta-feira, 17. Trata-se do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que deve contemplar cerca de 30 empresas do Vale do Aço.

284040_179149935483783_7520442_nA cadeia produtiva dos setores de petróleo, gás e naval do Estado de Minas Gerais ganham um reforço de peso a partir desta quarta-feira, 17. Trata-se do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que deve contemplar cerca de 30 empresas do Vale do Aço.

Entre as empresas beneficiadas estão companhias dos setores metalomecânico,  metalúrgico, eletroeletrônico e serviços de engenharia.

Entre as metas do APL local estão o mapeamento de oportunidades para fornecimentos de produtos e serviços; mapeamento do parque industrial mineiro com potencial de se tornar fornecedor do segmento; elaboração de material impresso e eletrônico; análise de inteligência sobre o mercado nacional e internacional; levantamento e implementação de projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica.

A secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, fará o lançamento do programa nesta quarta-feira, em Ipatinga, às 13h30.

Durante o evento ainda serão assinados dois memorandos de intenções. Um entre o APL Metalmecânico Vale do Aço e o cluster norueguês NCE Node e outro entre o Senai-Ipatinga com o centro de treinamento em perfuração, Nortran.

O encontro será no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na Avenida Pedro Linhares Gomes, nº 5.431, Bairro Horto, Ipatinga (MG).

Destaques