Como medir a profundidade dos sulcos de um pneu

Profundidade dos sulcos de um pneu. O que é isso?

A Continental explica como medir e porque isso é importante para a segurança automotiva

Os sulcos são os canais que existem esculpidos na banda de rodagem do pneu de seu carro e quanto maior o uso (do veículo), esses sulcos vão se desgastando ao longo do tempo. A existência desses sulcos tem como objetivo principal escoar a água – impedindo a aquaplanagem – e melhoram a estabilidade e a capacidade de frenagem, entre outras funcionalidades.

O Código Nacional de Trânsito (Contran) exige que esses sulcos tenham um mínimo de 1,6 mm de profundidade. Abaixo disso eles, os pneus, colocam a segurança do veículo e, consequentemente quem dirige e quem trafega nas ruas e estradas, em risco.

É com o objetivo de alertar para esse fato, que a Continental Pneus lançou material editorial nesta segunda-feira, 26, para mostrar como você deve proceder na verificação dos pneus de seu carro.

Quem responde é Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus. Confira:

É possível medir a profundidade dos sulcos de um pneu através dos indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais dos pneus. Quando o desgaste da banda de rodagem coincidir com essas marcações, ele deve ser substituído. Vale lembrar que transitar com pneu careca pode resultar em multa e adição de cinco pontos no prontuário do motorista.

Outra forma é utilizar uma moeda de R$ 1,00. Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso contrário, os pneus de seu veículo devem ser trocados imediatamente.

Rafael Astolfi recomenda uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente.

“Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida, os pneus vão perdendo rapidamente a sua eficiência e a aderência, o que aumenta exponencialmente o risco de perda de contato com o solo, especialmente sob condições meteorológicas adversas”, diz.

Exemplo prático

Um carro rodando em uma pista molhada a uma velocidade de 80 km/h calçando pneus com 3 mm de profundidade de sulco levará uma distância de até dois veículos para parar totalmente.

Com sulcos de 1,6 mm essa distância dobra, ou seja, pode chegar a até quarto veículos. Em terreno seco a distância de frenagem também é maior.

Destaques