Os catalisadores de oxidação diesel também são utilizados em alguns modelos de veículos pesados. Crédito: Umicore

Umicore ensina como reduzir impacto das emissões do motor

Maior produtor de catalisadores do Brasil aponta como evitar a poluição em excesso

Reação do catalisador de redução seletiva para veículos diesel – Crédito: Umicore

Reduzir a emissão de gases que afetam o efeito estufa emitido por veículos de passeio, de carga e transporte de pessoas, é uma das questões centrais que pautam o dia-a-dia das montadoras de veículos e empresas produtoras de motores, partes e peças.

Segundo o gerente de aplicação do produto da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do Brasil, Miguel Zoca, alguns cuidados simples podem minimizar esses impacto, o principal deles é manter os motores em correto funcionamento.

Com foco em motores Euro V, Miguel Zoca, recomenda seguir o cronograma de manutenções das fabricantes e abastecer com diesel S-10 de boa procedência, bem como a utilização do Arla 32, quando especificado.

“O componente responsável por transformar os gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas é o catalisador. A vida útil dessa peça pode variar, em média, 160 mil quilômetros em caminhões pequenos e médios, e até 500 mil quilômetros em modelos extrapesados”, diz.

Mas segundo ele, para garantir esse período de funcionamento útil do catalisador é preciso realizar as revisões dos caminhões de forma correta.

“Quando funcionando de forma adequada, os catalisadores para motores diesel são capazes de converter até 90% de gases tóxicos nocivos à saúde em substâncias inofensivas”, afirma.

Zoca ressalta que os catalisadores em si não precisam de revisão, mas é preciso ficar atento aos itens que podem abreviar a vida desse componente, tais como os sistemas eletrônicos de injeção(de combustível e Arla 32), a turbina e os sensores eletrônicos.

“O consumo de óleo lubrificante em excesso, por exemplo, assim como o de combustível fora do padrão, também podem deteriorar o catalisador”, lembra.

Outra recomendação é ficar atento à luz do sistema OBD, de diagnóstico a bordo, localizada no painel do veículo, pois ela pode indicar alguma anomalia no sistema de controle de emissões.

Os catalisadores para veículos diesel são importantes para garantir a qualidade do ar – Crédito: Umicore
Destaques